Bullying

sábado, 3 de dezembro de 2022

A valorização da profissão docente é a chave para garantir a qualidade.

 A qualidade do professor é a característica que mais influencia a aprendizagem. Pesquisa nos EUA indica que a qualidade do professor tem influência direta no desempenho dos estudantes. A receita de um sistema de ensino de sucesso não abre mão de um ingrediente básico: estímulo contínuo à formação docente completa e de qualidade, seja ela inicial ou continuada. Por isso se faz necessário tratar o professor sempre como prioridade. O relatório da consultora McKinsey é taxativo: o conhecimento do docente e sua atuação em sala de aula são decisivos para o desempenho da turma.

Em 50 anos, o Reino Unido tentou de tudo para melhorar a alfabetização. A formação em serviço deu resultados em apenas três anos.


Enquanto no Brasil a graduação em Pedagogia patina nos altos índices de abandono, a situação nos sistemas de bom desempenho é outra. Na Coréia do Sul, por exemplo, a formação de professores é realizada por apenas 13 instituições, selecionando apenas os melhores e abolindo a evasão. 


Ao comparar o currículo do curso de Pedagogia do Brasil com o da Universidade de Helsinque, uma das principais instituições formadoras de professores da Finlândia, fica evidente a diferença de atenção dada aos conteúdos e às didáticas da Educação Básica. No país nórdico, a carga horária relacionada a "quê" e "como" ensinar é mais do que o dobro da brasileira.


Fonte: Nova Escola

Nenhum comentário: