A volta às aulas em 2023 apresenta uma série de desafios, especialmente em relação ao acolhimento dos estudantes. É importante que as escolas e instituições de ensino criem um ambiente acolhedor, seguro e saudável para os alunos, de modo a garantir que eles se sintam confortáveis e motivados a aprender.
O acolhimento começa desde o primeiro dia de aula, com a recepção dos alunos e a apresentação da escola. É importante que os funcionários da escola estejam atentos e disponíveis para atender as dúvidas e preocupações dos alunos, além de proporcionar um ambiente amigável e de confiança. Além disso, a escola deve fornecer todas as informações necessárias sobre os recursos e serviços disponíveis, incluindo acesso à internet, biblioteca e outros equipamentos.
Ao garantir um ambiente acolhedor e seguro, as escolas podem ajudar os alunos a se sentirem entusiasmados e motivados a alcançar seus objetivos escolares e pessoais. Enfim o acolhimento dos alunos na escola é importante para a formação de uma cultura positiva e inclusiva, e para o sucesso escolar dos alunos. E envolve criar um ambiente acolhedor e seguro, bem como estabelecer relações positivas entre alunos, professores e funcionários da escola. Incluindo fornecer suporte aos alunos em questões de aprendizagens, sociais e emocionais, e ajudá-los a se sentirem valorizados. É importante que as escolas desenvolvam práticas de acolhimento eficazes para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.
Sobre a metodologia do Acolhimento
É uma metodologia desenvolvida pelo Modelo Escola da Escolha que objetiva apresentar as bases do projeto escolar para diferentes públicos.
Destinada a quatro situações distintas:
Acolhimento dos estudantes;
Acolhimento diário;
Acolhimento da equipe escolar;
Acolhimento dos pais ou responsáveis.
1 - E o que seria o Acolhimento dos Estudantes?
O que é ?
O Acolhimento no início do ano letivo: “MARCO ZERO” do Projeto de Vida!
O Acolhimento é um marco na vida dos estudantes que ingressam na escola por demonstrar, desde os primeiros dias do ano letivo, a importância de cada pessoa no processo de construção, autodesenvolvimento e da realização do seu Projeto de Vida, além de garantir a troca de experiências e integração entre todos da escola;
Seu foco principal é provocar os estudantes a refletirem sobre seus sonhos, seus valores e o que pensam sobre o futuro que cada um poderá construir;
Por meio dele que toda a equipe escolar tem contato com os primeiros registros dos sonhos dos estudantes;
Alinhado aos resultados da análise dos questionários socioeconômicos dos estudantes, o Acolhimento apontará diretrizes importantes para o planejamento e para a execução do Plano de Ação da escola.
–Quantos dos nossos estudantes sonham?
–Quantos não sonham?
–Com o que sonham?
Essas respostas, refletidas no Plano de Ação da escola, serão um importante “sinaleiro” para que as equipes escolares se mobilizem e organizem as metodologias do Modelo, tendo em vista o foco no jovem e no seu Projeto de Vida;
Desde o Acolhimento, os estudantes são estimulados a pensar sobre o papel que lhes cabe como protagonistas de suas vidas, como agentes ativos de transformação e renovação da sociedade, sobre a necessidade de deixar de ser expectador da vida para ser promotor das próprias ações e a se perceber como fonte de iniciativa, autonomia e liberdade;
A mensagem deixada ao final das apresentações do Acolhimento é que todos podem ter sonhos e descobrir no projeto escolar maneiras para construir seus Projetos de Vida e se realizar plenamente como pessoa.
Quando ocorre?
Na implantação do Programa, os novos estudantes são acolhidos pelos Jovens Protagonistas – jovens egressos de escolas onde o Modelo foi implantado e que hoje já se encontram em plena execução dos seus Projetos de Vida;
A partir do segundo ano de desenvolvimento do Programa, o Acolhimento é realizado por um grupo de estudantes (egressos da escola e aqueles das séries finais), com o apoio da equipe escolar;
A Equipe Escolar deve previamente identificar se nas turmas haverá estudantes com alguma deficiência;
Durante o Acolhimento, a participação da equipe escolar consiste exclusivamente em fornecer apoio. Não atuando, portanto, na execução e nem na liderança dos trabalhos.
Como ocorre?
São apresentadas as bases do projeto escolar;
São criadas oportunidades para estabelecimento dos primeiros vínculos entre os estudantes;
Estímulo para que o desejo de conhecer e de fazer parte da vida do outro e da escola aconteça a partir da confiança no projeto escolar;
São iniciados os primeiros exercícios como Protagonistas;
O ambiente reflete a intenção clara de recebê-los e permitir que sintam-se pertencentes à escola desde os primeiros dias do ano letivo;
Os sonhos e as expectativas em torno da sua realização são objeto do trabalho a ser realizado a partir do apoio deste novo tempo, nesta nova escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário