Bullying

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Volta às aulas com acolhimento



O início do ano letivo é, para os professores, um momento permeado por expectativas, reflexões, angústias e diversos outros sentimentos que podem influenciar a atividade docente no restante do ano. Um dos recursos que a gestão escolar tem para começar bem essa nova etapa é o acolhimento de professores.

O primeiro acolhimento do ano é muito importante, porque permite aos professores criarem expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Por isso, a gestão escolar precisa selecionar muito bem o que vai fazer.

Com a acolhida, professores novos se sentem parte da instituição, bem como serve para reforçar laços com professores antigos.

No acolhimento, todo mundo traz seus medos e inseguranças, cujos desafios para 2023 não são poucos. 

Os professores precisam saber que estão sendo bem acolhidos para nos sentir-se importante para a escola e, assim, dar uma boa recepção para as crianças. Só o fato de olhar no olho de alguém e saber que essa pessoa está acolhendo você, ajuda a se sentir mais seguros.

Mas para que a acolhida seja bem sucedida é essencial que haja contextualização. Ela não pode ser um processo indiferente ao ano letivo que se inicia. 

Nenhum comentário: