Bullying

sexta-feira, 7 de abril de 2023

O significado do momento final da crucificação de Jesus Cristo, no evangelho de Lucas.



Quando leio este trecho de Lucas, confesso que me arrepio. Este foi um momento de extrema solidão e dor vivenciado por Jesus.  Um sofrimento traduzido em um infinito amor, e em completa sintonia com a dor da humanidade toda. Você também consegue perceber este dramático momento, dessa forma?

Lucas 23:44-47

44 Já era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde;

45 o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.

46 Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isso, expirou.

47 O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: "Certamente este homem era justo".


Buscando uma interpretação deste momento:

O trecho do evangelho de Lucas 23, 44-47 descreve o momento final da crucificação de Jesus Cristo. O versículo 44 relata que durante as três horas de escuridão que se abateu sobre a terra, enquanto Jesus estava na cruz, o sol se escureceu. Isso pode ser entendido como um sinal da natureza e de Deus de que algo muito importante estava acontecendo.

No versículo 45, é dito que o véu do templo se rasgou ao meio, simbolizando a abertura do acesso direto de todos ao Pai. Antes, apenas os sacerdotes podiam entrar no Santo dos Santos, que era separado do restante do templo por um véu. Agora, com a morte de Jesus, o véu se rasga e o acesso ao Pai é aberto a todos.

No versículo 46, Jesus clama em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito", indicando sua confiança em Deus mesmo em meio a uma situação tão difícil como a crucificação.

Por fim, no versículo 47, é dito que o centurião que estava ali presente reconheceu que Jesus era de fato um homem justo e se arrependeu de ter participado da sua crucificação. Isso pode ser visto como um sinal de que mesmo aqueles que não conheciam Jesus ou que o haviam condenado foram tocados pela sua morte e pelo seu exemplo de amor e perdão.

Em resumo, esse trecho do evangelho de Lucas descreve a crucificação de Jesus e os sinais que acompanharam esse momento, além de mostrar a confiança de Jesus em Deus e o impacto que sua morte teve até mesmo sobre seus algozes.

 Por Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: