Bullying

sábado, 13 de maio de 2023

Analisando a dualidade entre amor e sexo na letra de "Amor e Sexo" de Rita Lee, como forma de homenageá-la aqui em nosso pequeno Blog.


A letra da canção "Amor e Sexo" de Rita Lee aborda de maneira bastante simplificada e direta as diferenças entre amor e sexo, relacionando-os a diversas características e conceitos. É importante ressaltar que a análise da letra de uma canção é subjetiva e pode variar de acordo com a interpretação de cada pessoa. Abaixo, farei uma análise objetiva das principais ideias e mensagens apresentadas na letra.

A música começa comparando o amor a um livro e o sexo a um esporte, sugerindo que o amor é mais profundo, complexo e duradouro, enquanto o sexo é visto como uma atividade mais física e passageira. Essa ideia de separação entre amor e sexo perpassa toda a música.

A letra enfatiza a liberdade e a escolha no sexo, contrastando com a ideia de sorte associada ao amor. O amor é descrito como pensamento, teorema, novela e prosa, ressaltando sua dimensão intelectual e emocional, enquanto o sexo é relacionado à imaginação, fantasia e poesia, destacando seu aspecto criativo e sensual.

A música também aborda a dualidade entre o divino e o animal. O amor é associado ao divino, ao cristianismo, à bossa nova, enquanto o sexo é relacionado ao paganismo, à animalidade e ao carnaval. Essa dicotomia entre o sagrado e o profano está bastante presente na letra.

Além disso, a música menciona a importância da amizade no amor e na vontade no sexo, mostrando que ambos têm suas próprias dinâmicas e necessidades. Enfatizo também que o sexo pode ser fugaz, vindo de outros e indo embora, enquanto o amor é algo que vem de nós mesmos e demora.

No geral, a letra de "Amor e Sexo" apresenta uma visão simplista e binária sobre o amor e o sexo, com uma abordagem mais literal e objetiva. No entanto, é importante lembrar que o amor e o sexo são conceitos complexos e multifacetados, que podem ser vivenciados e compreendidos de diferentes formas por cada indivíduo.

Nenhum comentário: