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quarta-feira, 3 de maio de 2023

Capacitação de Professores da Educação Infantil para implementação do Livro Didático Prosinha tem o objetivo de encantar os alunos e garantir resultados de aprendizagem.

Aconteceu ontem dia 02 de maio de 2023, o: Capacite-se para encantar seu aluno-treinamento de Professores da Educação Infantil com o objetivo de implantar, na Rede Municipal de Carlos Chagas,  o uso do livro didático denominado Prosinha. 

O Prefeito Nanayoski, fez a abertura do momento, lembrando que é a primeira vez na história da educação da nossa cidade,  que acontece uma política de implementação de Obra didática  na Educação Infantil. Um investimento de mais de 60 mil anual que vai trazer resultados para a vida das crianças,  que de fato, a partir desta ação, poderá garantir um estudante de ensino médio e do curso superior muito melhor e consequentemente um ser humano e um cidadão diferenciado. A capacitação beneficia mais de 67 professores, entre eles até os de educação física que trabalham com o segmento, e mais de 439 crianças de 3 a 5 anos.   

Destacamos a participação da Supervisora Symara que trouxe um momento animado com várias canções de cunho lúdicas-educativas, amplamente utilizadas na Educação Infantil.



Se antes este nível de ensino era visto como um lugar de assistência social, hoje é uma etapa onde se deve efetivamente investir e garantir os direitos de aprendizagem das criança matriculadas na Creche e na Pré-Escola. Todos envolvidos nesta etapa de ensino devem esta alinhados com este objetivo.

A capacitação foi ministrada pela Assessora Pedagógica Dilneide Rodrigues Gil, profissional experiente na área de capacitação de professores, e a implementação da obra abrange as turmas de alunos de 3, 4 e 5 anos, ou seja da Creche ao Pré-Escolar. A obra é composta de uma coleção com três volumes, sendo o 1º voltado para uma abordagem da temática da Escola, dirigida especialmente para as turmas de 3 anos, quando os alunos estão entrando na instituição escolar, e se detecta a imprescindibilidade das crianças criarem outros vínculos e por isso mesmo demandando a ajuda de sua inserção no espaço escolar. O volume 2, traz a temática da família, com o clássico questionamento: quem sou eu? e o 3º sobre o brinquedo, tomado aqui na obra, como instrumento de construção de uma identidade social. Cada volume tem seu animal ícone representativo, que brinca com o sentido da obra no seu todo: a Arara simbolizando o livro 1, o livro 2 representado pelo Jacaré e  já o 3 pelo Tatu. 


Dilneide, apresentou de forma didática e facilitadora os fundamentos da obra que será implementada, e que se encontra  embasada na BNCC e no Currículo de Minas. Estruturada a partir dos campos de experiência: 1-O eu, o outro e o nós, 2-Corpo, gestos e movimentos, 3-Traços, sons, cores e formas, 4-Escuta, fala, pensamento e imaginação e por fim o 5º campo, Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações. 

  Mostrou a metodologia da obra que tem a criança como protagonista do seu conhecimento e o Professor da Educação Infantil como aquele que tem o papel de explorar de forma dialógica todo o conteúdo apresentado pelo livro, ajudando a criança a edificar o seu saber. A obra está fundamentada em  Piaget, que concebe a criança aprendendo em sucessivos processos de assimilação, acomodação e adaptação a um novo conhecimento, a partir da sua ação efetiva  sobre o meio em que vive, espiraladamente, assim como o DNA, dentro do núcleo da célula.  

Dilneide trabalhou os 06 Direitos de Aprendizagem previstos pela BNCC/CRMG, que estão na base da prática pedagógica na Educação Infantil: Direito de Conviver, de Brincar, de Participar, de Explorar, de Expressar, de Conhecer. Explicitou que todos eles estão vinculados entre si e que qualquer ação exercitada em um campo contagia todos os outros de forma dialética. 

Algumas afirmações importantes da Dilneide:

1. Educação Infantil não é lugar para o Professor que quer descansar, ali é o lugar de trabalho sério onde se deve garantir os Direitos de aprendizagem dos pequenos.

2. Nas turmas multisseriadas, o livro dá condições de fazer o atendimento individual. 

3.        Na Educação Infantil não se alfabetiza, esta não tem a função precípua de ensinar a ler e escrever, a criança tem até os 8 anos para dominar a leitura,  mas a habilidade de ler e escrever tem que estar sim no contexto de ensino desta indispensável etapa de escolarização.

Ao analisar a obra colocada em operação na Educação Infantil em toda a rede, vemos que a mesma vai contribuir para um desenvolvimento cognitivo sólido das nossas crianças, especialmente em relação a sua linguagem, porque o professor terá ali um instrumento de ensino que potencializará sua .própria capacidade de trabalho. E assim também para as demais competências: as socioemocionais, como a  empatia, a colaboração e a resolução de conflitos. A criança será igualmente melhor preparada para o ensino fundamental no uso do livro didático, visto que começa o seu uso já na Educação Infantil, instrumento que fará parte de toda a sua trajetória escolar e  que professores do Ensino Fundamental I tem dificuldades para ajudá-las  a utilizarem na mudança de etapa. 

Obra de referência na área de educação infantil que vai contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças nessa etapa da educação.

Estão previstas mais 8 horas de encontros, sendo 2 delas a serem dedicadas na avaliação da implementação da política pública. 

Infelizmente não tivemos mais tempo para aprofundar, mas fica alguns questionamentos para a gente refletir. 

Uma vez que a obra é única e apresenta um campo de experiência bem relacionado com a educação física e que o componente curricular na nossa rede tem professor especializado com licenciatura específica em educação física, pergunto:  como a partir da prática pode o Professor Regente e o Professor de Educação Física conversar, dialogar, criar pontes de trabalho,  para tornar mais efetivo o trabalho com o Prosinha?

Muitas vezes o Professor de Educação Física e o Regente de Turma, trabalham na mesma classe mas de forma isolada. Precisamos refletir sobre esta situação e encontrar formas de articular as ações desses dois docentes para fazer avançar o trabalho na Educação Infantil.

Álbum completo das nossas vivências do momento, se encontra no link a seguir:

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Álbum Completo aqui.



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