Bullying

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Tenente Cassiel apresenta Programa de Proteção Escolar em reunião com todos Gestores de Escolas de Carlos Chagas: presença nas escolas, grupo de WhatsApp e mais segurança para alunos e comunidade.

Nesta manhã de sexta-feira, 5 de maio, na Sala de Reunião do Sicoob, aconteceu reunião com o Tenente Cassiel e os Gestores das 19 escolas de Educação Básica de Carlos Chagas, incluindo a APAE e a Creche conveniada. Nesta reunião o Tenente apresentou com muita clareza e de forma bastante compreensível o Programa de Proteção Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais.

O mesmo enfatizou que a Polícia Militar está presente em cada escola de forma alternada, inclusive nas escolas rurais, e que a Polícia Militar está atenta a todas as situações atípicas da comunidade, trabalhando sempre  com protocolos diários para garantir a segurança de todos os segmentos educacionais. Além disso, estão sendo acompanhados, por meio de uma patrulha escolar, em dias rotativos e variando as escolas a trajetória dos estudantes com marcada presença sempre nas proximidades dos educandários, com identificação de suspeitos e outras ações devidas.  A PM fará mais visitas às escolas, sempre que possível e de forma intercalada criando  um clima de segurança e de autoproteção. Será criado também um grupo de whatsaap com a presença de todos os Diretores e a Polícia, não para substituir os canais de chamado da Polícia, 190 e 181, mas para estabelecer maior proximidade e possibilitar um trabalho preventivo frente à coletividade educacional. Todos os presentes adoraram a ideia do grupo. 

Durante a reunião, foi apresentada a Cartilha de Proteção, que é bastante didática e útil, com procedimentos importantes para todos os membros da comunidade escolar. Ela traz, segundo foi nos apresentado, entre outras dicas, alerta sobre notícias falsas que são compartilhadas nas redes sociais e como denunciar conteúdos relacionados a ataques às escolas ou pessoas em atitudes suspeitas, além de orientação sobre respeito aos colegas e professores e materiais que podem ser levados para unidades de ensino. Sugerimos que esta Cartilha deve ser estudada nas Reuniões de módulo II das Escolas. 

A Polícia já tinha prresença na Comunidade Escolar, mas percebemos que desde o dia 20 este comparecimento foi intensificado e de acordo com o Tenente este movimento vai continuar. Foi proposto a colocação das placas nas Escolas avisando que as mesmas estão sendo monitoradas pela Polícia Militar, o  que nós acolhemos de pronto, pois as placas inibem atos criminosos nas unidades de ensino.

Sobre as notícias que têm circulado nas redes sociais e causado insegurança entre a comunidade escolar de Carlos Chagas, o Tenente foi enfático: "Não se encontrou nenhuma situação anormal. Todas as informações de ataques são notícias falsas, as chamadas fake news".

Além disso, o Tenente falou sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Um excelente trabalho que inclusive já aconteceu em Carlos Chagas, mas que neste momento não se tem condições para implementá-lo. O prefeito da cidade fará uma solicitação diretamente ao Deputado Gustavo Santana, que estará em Carlos Chagas no domingo às 9h30 na Câmara, para que se oportunize as condições para a Polícia Militar, por meio do Tenente Cassiel, possa implementar este importante Programa em Carlos Chagas. Além disso, o prefeito enviou um ofício ao Secretário de Governo Igo Eto solicitando duas ambulâncias, inclusive uma para a PM usar nas operações do Programa de Proteção Escolar e outra destinada à Polícia Cívil. 

Clique no link a seguir para você ver o Álbum do PROERD de 2011. Eu me emocionei ao rever.

Imagens da Formatura do PROERD em Carlos Chagas em 2011.

Ao final da reunião, os participantes saíram mais tranquilos e confiantes na segurança de seus alunos e escolas. A presença da PM nas escolas é vista como um passo importante para garantir a integridade física e emocional de toda a comunidade escolar.

Nossos agradecimentos ao Sr. Valdeí-Presidente do Sicoob, que nos concedeu a Sala de Reuniões de Sicoob para este importante encontro. 

_________________________________________

Visualize todo o Álbum do Encontro.

Nenhum comentário: