Bullying

domingo, 18 de junho de 2023

 



Convido você, caro leitor, a refletir sobre as suas escolhas do "sim" e do "não" para uma vida mais leve e feliz. Em nossas jornadas, somos constantemente confrontados com decisões que moldam o nosso caminho, portas que se abrem para um lado e se fecham para o outro.
No entanto, é importante lembrar que o "não" também é uma resposta válida. Vivemos em uma sociedade que valoriza o "sim", a busca pelo sucesso e pela aceitação. Mas será que sempre dizer "sim" é a melhor opção?

Existem momentos em que dizer "não" se torna uma forma poderosa de exercer nosso poder de escolha. É um ato corajoso, que nos permite estabelecer limites, expressar nossas vontades e prioridades. Dizer "não" pode significar proteger nosso tempo, nossa saúde mental e emocional. É uma forma de autoafirmação e de respeito por nós mesmos.

Ao dizer "não" para algo que não nos faz bem, estamos, na verdade, dizendo "sim" para nós mesmos. Priorizamos o nosso bem-estar e vivemos em autenticidade. É um ato de empoderamento pessoal que nos liberta das expectativas alheias e nos permite trilhar um caminho alinhado com nossos valores e desejos mais profundos.
Em nossas vidas, somos frequentemente questionados sobre como conseguimos fazer tantas coisas. Admiram nossa capacidade de realizar múltiplas tarefas, mas a resposta para essa pergunta reside em nossas escolhas: tanto no "sim" quanto no "não".

Dando um exemplo concreto, outro dia me perguntaram: "Como você conseguiu manter o seu peso depois dos 50 anos?" A minha resposta foi que disse muitos "nãos" para mim mesma. Disse "não" para comer o que queria fora de hora e que não estava na minha dieta. Disse "não" para ficar na cama em um dia frio e disse "sim" para a academia.

É importante ressaltar que dizer "não" não significa ser egoísta ou insensível aos outros. É uma escolha que deve ser feita com empatia e respeito. Podemos acompanhá-la de uma explicação sincera, de uma alternativa ou de um direcionamento adequado. Reconhecer que, ao dizer "não", também abrimos espaço para outras possibilidades, outras portas que nos levam a diferentes caminhos.
Quando a pessoa diz muito sim para todo mundo, ela  diz não para si mesma. Quando eu falo um sim para mim, é o início do aprendizado de dizer “não” para o outro, tornando protagonista de minha história .  
Essa perspectiva nos lembra que dizer "sim" para nós mesmos é fundamental para o nosso bem-estar e autenticidade. Quando nos colocamos em primeiro lugar, estabelecendo limites saudáveis e priorizando nossas necessidades, estamos construindo um caminho genuíno e gratificante. E ao dizer "não" para o que não nos serve, estamos abrindo espaço para o que realmente importa em nossa vida.

Que possamos lembrar que o "não" é, muitas vezes, um "sim" para nós mesmos. É uma afirmação da nossa autonomia e da nossa capacidade de tomar decisões conscientes. Não tenhamos medo de dizer "não" quando necessário, pois isso nos permitirá trilhar um caminho autêntico e gratificante.
Aprender a fazer escolhas é um processo contínuo, repleto de desafios e aprendizados. Fácil não é , às vezes é doloroso dizer “não” para os que amamos. Para mim também não é diferente. Porém é necessário trazermos para a consciência que a cada decisão que tomamos, moldamos o nosso destino e escrevemos a nossa história. Tenhamos a coragem de dizer "não" quando preciso e a sabedoria de reconhecer que, às vezes, o " não" é, na verdade, o melhor "sim" que poderíamos dar a nós mesmos.

Portanto, convido você a refletir sobre suas escolhas diárias. Quando você diz "sim" para algo, está realmente alinhado com seus valores e objetivos? Ou está apenas cedendo a pressões externas ou buscando agradar aos outros? E quando você diz "não", está se permitindo cuidar de si mesmo, estabelecendo limites saudáveis e priorizando o que é realmente importante para você?
Lembre-se de que suas escolhas têm o poder de moldar sua vida. Cada "sim" e "não" é uma oportunidade para se aproximar de uma vida mais autêntica e significativa. Ao dizer "não" para o que não te faz bem, você abre espaço para o que realmente importa, para o que te traz alegria, paz e realização.

Não tenha medo de dizer "não" quando necessário. Não se sinta culpado por priorizar seu bem-estar e sua felicidade. É através desses "nãos" que você constrói uma vida mais alinhada com seus valores e propósito.
Portanto, desejo que a partir de agora, você se torne mais consciente de suas escolhas. Busque o equilíbrio entre o "sim" e o "não". Saiba quando é hora de dizer "sim" para o que te impulsiona e te faz crescer, e quando é hora de dizer "não" para o que te limita e te afasta de suas metas.
Lembre-se de que suas escolhas são valiosas e têm o poder de transformar sua vida. Então, escolha sabiamente, com coragem e autenticidade. Seja o protagonista de sua jornada e viva de acordo com seus próprios valores e desejos.

E lembre-se sempre: o "não" também é um "sim" para si mesmo. Ao dizer "não" para o que não te serve, você está dizendo "sim" para uma vida mais plena, autêntica e feliz.
Fonte: Estado de Minas do dia 18-06-2023

Nenhum comentário: