Bullying

sábado, 3 de junho de 2023

Seminário discute políticas para os Polos de apoio presencial à Educação a Distãncia e o papel da universidade na articulação entre os sistemas de ensino.

Nos últimos três dias, entre 31 de maio e 2 de junho, o Auditório da Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi palco do 3º Ciclo de Políticas para os Polos de Apoio Presencial. O evento discutiu o papel da universidade pública na articulação entre os sistemas de ensino, bem como a apresentação de propostas, além de ter debatido os desafios relacionados ao ensino a distância (EaD).

No primeiro dia do seminário, realizado em 31 de maio, o tema apresentado foi: "A articulação entre os sistemas de ensino e a participação social: desafios e perspectivas para a cooperação entre os entes federados". Ainda nesse dia, foi realizada uma avaliação das ações desenvolvidas pelo Departamento de Educação a Distância (DEAD) da UFVJM, buscando identificar avanços, desafios e possíveis melhorias.

No dia seguinte, 1º de junho, as atenções se inscreveram para as propostas de especialização e formação continuada da DEAD/UFVJM. Além disso, foram apresentados detalhes sobre os Processos Seletivos da instituição e compartilhada uma experiência prática sobre a atuação dos tutores presenciais nos polos de apoio. Essa troca de conhecimentos e práticas enriqueceu os debates e transmitiu um panorama abrangente sobre o trabalho desenvolvido nessa área.

O último dia do seminário, 2 de junho, deu continuidade ao tema dos tutores, com uma abordagem específica sobre o problema da evasão no contexto da EaD. Além disso, uma mesa de discussão sobre a pós-graduação stricto sensu na interlocução entre a universidade e a educação básica foi realizada, explorando possibilidades de fortalecimento dessa relação e aprimoramento da formação educacional.

O encerramento do 3º Ciclo de Políticas para os Polos de Apoio Presencial contou com a presença da Diretora do DEAD/UFVJM, Mara Ramalho, que destacou o papel fundamental da universidade na articulação entre os sistemas de ensino. Sua fala enfatizou a importância do ensino público e a necessidade de estreitar laços entre as diferentes esferas.

Dentre os participantes do seminário, de Carlos Chagas,  estiveram Suely, coordenadora do Polo-UAB, Edinalva Kretli, técnica da Secretaria de Educação, o Sr. Paulo Roberto e o Sr. Deodato Gomes, Secretário Municipal de Educação. A presença de Carlos Chagas demonstra o interesse e a preocupação que esses profissionais da educacão tem em contribuir com a discussão e promover a cooperação entre os entes federados.

O 3º Ciclo de Políticas para os Polos de Apoio Presencial se consolidou como um espaço de diálogo e reflexão, fomentando a troca de experiências e o aprimoramento das políticas educacionais no contexto do ensino a distância. A participação ativa dos envolvidos evidencia o compromisso com a melhoria da educação e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados nessa área tão importante para o desenvolvimento das regiões, nordeste, norte, noroeste de Minas, área de atuação do DEAD da UFVJM.

                   Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: