Bullying

domingo, 6 de agosto de 2023

Dinâmica para reunião com Gestores Escolares: Icebergs da Realização: Desvendando a Jornada Invisível do Reconhecimento

 


Certamente a mensagem que está contida nesta imagem é profunda e cheia de insights valiosos sobre a jornada de cada um de nós para o reconhecimento e sucesso. A Proposta é transformá-la em uma dinâmica envolvente e reflexiva para uma reunião com diretores de escola. A dinâmica será dividida em três partes principais: 1-Introdução, 2-Atividade em Grupo e 3-Reflexão Final. Vamos lá então: 

1-Introdução

Apresentação da Imagem: Imprima a imagem do garoto no iceberg com as palavras mencionadas e entregue a cada um dos gestores. Levante  brevemente algumas questões sobre o que a imagem representa. Aqui vão algumas sugestões de questionamentos para introduzir e motivar a reflexão: 

Reconhecimento Visível: O que você vê na parte visível do iceberg? Como isso se relaciona com a forma como a sociedade geralmente percebe o sucesso e o reconhecimento?

Esforço Oculto: Quais elementos estão escondidos abaixo da superfície do iceberg? Como eles se relacionam com sua própria jornada para o sucesso?

Equilíbrio entre Visível e Invisível: Como a imagem equilibra o que é visível e o que é invisível? O que isso nos diz sobre a importância de valorizar tanto o processo quanto o resultado?

Metáfora do Iceberg: Por que você acha que o iceberg foi escolhido como metáfora? Como ele simboliza a complexidade da jornada para o reconhecimento?

Desafios e Obstáculos: Quais são alguns dos desafios e obstáculos que podem estar escondidos abaixo da superfície em sua própria vida? Como você os superou ou planeja superá-los?

Empatia e Compreensão: Como a imagem pode nos ajudar a ser mais empáticos e compreensivos com as jornadas de outras pessoas? Como podemos aplicar essa compreensão em nossas interações diárias?

Influência da Sociedade: Como a sociedade e a cultura influenciam nossa percepção do sucesso e do reconhecimento? O que podemos fazer para mudar essa percepção e valorizar mais o esforço e a dedicação?

Reflexão Pessoal: O que está por trás do seu próprio "iceberg" do reconhecimento? Como você pode garantir que valoriza e celebra o processo, e não apenas o resultado final?

Educação e Liderança: Como líderes educacionais, como podemos ensinar e encorajar os alunos e professores a entender e valorizar a jornada, e não apenas o sucesso aparente?

Cultura de Apoio: Como podemos criar uma cultura em nossas escolas e comunidades que reconheça e apoie as jornadas invisíveis que levam ao reconhecimento e sucesso de alunos e professores?

Deixe a leitura do texto reflexivo sobre a imagem para o último momento: Leia a reflexão, ou peça a um participante para fazê-lo, de preferência com um fundo musical bem baixinho,  para garantir o envolvimento bem íntimo de todos com a temática e que de fato seja garantido a compreensão o tema.

2-Atividade em Grupo

Divisão em Grupos: Divida os participantes em grupos pequenos e distribua cartões com as palavras "noites sem dormir, treino, perseverança, esforço, críticas, falta de apoio, medo, iniciativas e erros".

Discussão em Grupo: Peça aos grupos para discutir como essas palavras se relacionam com suas próprias jornadas profissionais e pessoais. Eles podem compartilhar histórias e exemplos.

Criação de Icebergs: Forneça papel e canetas e peça aos grupos para desenhar seus próprios icebergs, colocando o que eles consideram ser seu "reconhecimento" na parte visível e as palavras dos cartões (ou outras que escolherem) na parte submersa.

Apresentação dos Icebergs: Cada grupo apresenta seu iceberg e explica o significado das palavras e imagens escolhidas.

3-Reflexão Final

Discussão Aberta: Abra uma discussão sobre o que foi aprendido, o que surpreendeu os participantes e como eles podem aplicar esses insights em suas escolas e vidas.

Compartilhamento de Reflexões: Peça aos participantes para escrever ou compartilhar verbalmente o que está por trás de seu "iceberg" do reconhecimento, como sugerido na mensagem.

Compromisso com a Empatia: Encoraje todos a se comprometerem a ser mais compreensivos e empáticos com as jornadas de outras pessoas, tanto em suas escolas quanto em suas vidas pessoais.

Conclusão

Encerramento: Agradeça a todos pela participação e reflexão. Reitere a importância de valorizar o processo e não apenas o resultado, e encoraje-os a levar essas lições para suas escolas e comunidades.

Faça a leitura do texto que se encontra neste link:http://www.informativogirassol.blog.br/2023/07/a-imagem-do-garoto-em-pe-na-ponta-do.html

Esta dinâmica promove uma reflexão profunda e conexão entre os participantes, permitindo que eles explorem suas próprias jornadas e aprendam uns com os outros. É uma excelente maneira de fortalecer a cultura de apoio e compreensão dentro do ambiente educacional.

Clique aqui e acesse as peças da dinâmica

             Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: