Bullying

domingo, 3 de setembro de 2023

Hino da Independência do Brasil

Hinos

Já podeis, da Pátria filhos

Ver contente a Mãe gentil

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil

Já raiou a liberdade

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil


Brava gente brasileira

Longe vá, temor servil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil


Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil

Houve mão mais poderosa

Zombou deles o Brasil

Houve mão mais poderosa

Houve mão mais poderosa

Zombou deles o Brasil


Brava gente brasileira

Longe vá, temor servil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil


Não temais ímpias falanges

Que apresentam face hostil

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil

Vossos peitos, vossos braços

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil


Brava gente brasileira

Longe vá, temor servil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil


Parabéns, ó brasileiros

Já, com garbo juvenil

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil

Do universo entre as nações

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil


Brava gente brasileira

Longe vá, temor servil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil

Composição: Dom Pedro I / Evaristo Da Veiga. 

Uma interpretação do Hino da Independência do Brasil

O Hino da Independência do Brasil é uma composição que transmite um profundo sentimento de amor e patriotismo em relação à nação. Escrito por Dom Pedro I e Evaristo da Veiga, o hino celebra o momento em que o Brasil conquistou sua independência de Portugal.

Através de versos poéticos e melodiosos, o hino incita um espírito de liberdade e coragem entre os brasileiros. Ele começa destacando a alegria dos filhos da pátria ao verem a "Mãe gentil" contente com a conquista da independência. A liberdade é apresentada como um novo horizonte que raiou sobre o Brasil, trazendo esperança e transformação.

A força e a bravura do povo brasileiro são exaltadas, incentivando-os a evitar o temor servil e a lutar pela liberdade da pátria. A ideia de que é preferível morrer pelo Brasil a viver sob o jugo opressor é expressa de maneira intensa e emocional.

Os trechos seguintes exaltam como o Brasil conseguiu superar as armadilhas da traição e da astúcia. Eles destacam que uma força ainda maior, simbolizada pela nação, ridicularizou os obstáculos que tentavam aprisioná-la. Isso ressalta a determinação e a resiliência do povo brasileiro na busca pela independência.

A mensagem final do hino é um chamado para que os brasileiros se orgulhem de sua nação. A figura do país brilha no cenário global, representando uma nação jovem e valente que se destaca entre as nações do mundo.

Como pedagogo, posso destacar que o Hino da Independência do Brasil é um exemplo de como a música pode ser usada para transmitir valores, sentimentos e memórias coletivas. Ele inspira um senso de identidade nacional e motiva os cidadãos a se unirem em torno de um objetivo comum. Ao explorar a letra e a melodia do hino, os estudantes podem desenvolver um entendimento mais profundo da história e do patriotismo do Brasil. Além disso, a análise das metáforas e do contexto histórico da composição pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre a luta pela independência e os sentimentos que a cercavam.

Atividade: Explorando o Hino da Independência do Brasil

Objetivos:

Familiarizar os alunos com o Hino da Independência do Brasil.

Promover a compreensão da história e do significado por trás do hino.

Estimular a reflexão sobre os valores de liberdade e patriotismo.

Duração: 1 a 2 aulas

Materiais necessários:

Acesso a um celular com acesso a internet para reprodução  para tocar o Hino da Independência.

Cópias impressas ou projeções da letra do hino.

Passo 1: Introdução (10 minutos) 

Comece a aula explicando aos alunos que irão explorar o Hino da Independência do Brasil, uma composição que celebra a liberdade e a independência do país. Discuta brevemente a importância do hino como um símbolo nacional e sua relação com a história do Brasil.

Passo 2: Ouvindo o Hino (15 minutos) 

Toque a gravação do Hino da Independência e peça aos alunos que ouçam atentamente. Enquanto escutam, peça que observem as emoções que a música evoca e como se sentem ao ouvi-la.

Passo 3: Análise da Letra (20 minutos) 

Distribua cópias impressas da letra do hino ou projeto-a para que todos possam ver. Divida a turma em grupos pequenos e atribua a cada grupo uma estrofe da letra para analisar. Peça aos grupos que discutam e respondam às seguintes perguntas:

Qual é a mensagem principal da estrofe?

Que valores e sentimentos estão sendo expressos?

Quais são as palavras ou frases mais marcantes?

Após a discussão em grupos, parte que cada grupo compartilha suas lições com a turma.

Passo 4: Discussão em Grupo (15 minutos) 

Reúna a turma e promova uma discussão aberta sobre a letra do hino e suas mensagens. Questione os alunos sobre o que eles acham que motivou a criação deste hino na época da independência do Brasil. Discuta a importância da independência e da liberdade para a construção da identidade nacional.

Passo 5: Expressão Criativa (20 minutos) 

Peça aos alunos que, individualmente ou em pares, escrevam uma breve reflexão sobre o que o hino significa para eles. Eles podem abordar questões como a importância da liberdade, o patriotismo e o valor da independência. Incentive-os a compartilhar suas reflexões com a turma, se desejarem.

Passo 6: Encerramento (10 minutos) 

Encerre a atividade reforçando os principais pontos discutidos durante a aula. Saliente a relevância do hino como uma expressão cultural e histórica que ainda ressoa nos dias de hoje. Incentive os alunos a continuarem explorando a história e a cultura do Brasil.

Avaliação: 

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante a discussão em grupo, a qualidade de suas reflexões individuais e sua compreensão geral dos temas envolvidos durante a atividade.

Folha com atividade: https://drive.google.com/file/d/1rQCdIyM-GFq4R0NyXu_qJi4UbNbTKEKL/view?usp=sharing

        Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: