Bullying

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Lançamento histórico em Teófilo Otoni resgata memória local e promove reencontros memoráveis.

Rivane fazendo sua exposição da tribuna da Câmara. Outras imagens é só clicar na foto acima.

Teófilo Otoni-MG, 06 de Setembro de 2023 – A Câmara Municipal da cidade foi palco, no último dia 6 de setembro, de um evento que iluminou as raízes de nossa antiga Filadélfia mineira. Em uma iniciativa singular, foi lançado o livro “Os rumores de uma Filadélfia mineira pelas lentes da Câmara Municipal teófilo-otonense”. A autoria é compartilhada entre Rivane Lopes Negreiros, Márcio Achtschin e Valmer Batista.

A obra se destaca por trazer a história da cidade sob a perspectiva de um de seus poderes fundamentais, a Câmara Municipal. O grupo de pesquisadores debruçou-se sobre os 170 anos de atas das reuniões dos vereadores, apresentando um panorama detalhado e esclarecedor sobre a evolução da cidade.

Recebemos com honra o convite para participar deste marco literário e histórico e fomos em um grupo de nossa Carlos Chagas, composta por mim Deodato, Liliana Santos, Odeni, Terezinha, Vanessa e Paulo. Uma noite bacana, onde tive o prazer de reencontrar amigas queridas, Ildete e Fátima, figuras de grande significado em minha vida e que já não as via há muito tempo.

Em sua apresentação na tribuna, Rivane e Márcio destacaram o desafio da análise documental das atas, admitindo a natureza parcial deste tipo de fonte, a maratona de 5 meses que foi e o resultado final do trabalho. O que impressiona é a decisão de fugir dos modelos de narração histórica que se limitam a exaltar figuras políticas da elite, típicos de livros que contam história de cidades de menor porte, sem amparo em pequisa acadêmica e metologia científica. Ao contrário, a obra se propõe a explorar as nuances da história local, identificando tanto as transformações quanto as permanências ao longo dos anos, sem no entanto ter a pretenção de ser a última palavra nos assuntos abordados.

No retorno a Carlos Chagas, viemos refletindo sobre a relevância deste trabalho, não apenas para a história da cidade, mas também como ferramenta didática para professores, que quase não encontram obras com temáticas de história regional. Com efeito, este livro pode ser uma referência na formação de Professores em História local na etapa da Educação Básica, enriquecendo o Currículo de Minas, a BNCC e fortalecendo assim a identidade cultural do Vale do Mucuri, junto aos estudantes.

Parabéns ao Presidente da Câmara, Sr. Lidiomar Souza da Silva pela importante iniciativa. O grupo de Carlos Chagas que se fez presente a este evento vem expressar nossa gratidão a Rivane Lopes Negreiros pelo convite e a todos os autores pela dedicação em iluminar a história de Teófilo Otoni de uma forma tão rica e inovadora. É com obras como esta que fortalecemos a pertença e a identidade do povo do mucuri. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto monumental, do qual sugerimos a divulgação junto aos professores por meio  de oficinas afim de que haja uma apropriação segura desse saber e o mesmo possa vir a  tomar forma de ensino e ser implementado junto às Escolas de Educação Básica.

📚🌟 Quem mais está ansioso para mergulhar nas páginas reveladas desta nova obra sobre a história de Teófilo Otoni? 

Como você acha que a história local pode impactar as gerações futuras nas escolas? 

Compartilhe suas opiniões e faça parte dessa discussão! 

#HistóriaDeTeófiloOtoni 

#EducaçãoBásica 

#ValeDoMucuri

          Professor Deodato Gomes Costa

Assista ao vídeo do momento:

2 comentários:

Gladiston Vieira dos Santos disse...

Gostei muito de saber vcs de Carlos Chagas estarem juntos a este mutirão de resgate!
Parabéns 👏👏👏

Anônimo disse...

Parabéns Deodato, Marcio Achtschin, Terezinha só feras!