Bullying

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Liderança na Educação: a força das ações além dos títulos

Resolvi analisar a frase "Liderança é ação, e não posição" pois ensina muito para todos nós que estamos à frente de uma comunidade escolar. Primeiro, ela  ressalta uma perspectiva pedagógica fundamental sobre o papel da liderança no processo educativo. No contexto educacional, muitas vezes, a liderança é erroneamente associada apenas a cargos ou títulos, como diretores, coordenadores ou professores líderes. No entanto, a verdadeira liderança transcende essas designações formais e é mais claramente identificada pelas ações e pelo impacto que uma pessoa tem sobre os outros. Um educador pode ser um líder não por sua posição hierárquica, mas pela maneira como inspira, motiva e guia seus alunos ou colegas.

Além disso, a frase enfatiza a importância do exemplo prático. No ambiente educacional, os alunos tendem a aprender mais efetivamente através da observação e da experiência do que apenas por instruções verbais. Portanto, um líder eficaz é aquele que demonstra, através de suas ações, os valores, atitudes e comportamentos que deseja incutir em seus alunos. Esta perspectiva reforça a ideia de que a liderança não é apenas sobre falar, mas sobre fazer; não é apenas sobre instruir, mas sobre demonstrar.

Você já teve um Diretor ou Professor que demonstrou verdadeira liderança através de suas ações, e não apenas por sua posição? 

Compartilhe sua experiência e como isso impactou sua jornada educacional! 📚✨ #LiderançaNaEducação

          Professor Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: