Bullying

sábado, 23 de dezembro de 2023

Marly e suas lentes: capturando a magia Natalina de Carlos Chagas!

Acordei hoje dia 23-12-2023, nesta antevéspera de Natal, com as imagens de uma Carlos Chagas iluminada. As  cenas foram capturadas pelo celular de Marly Torres e postadas na sua página do face. Como ela faz questão dessas publicações!  Penso que essas fotos feitas neste tempo de natal, mais do que um simples registros, são um convite à reflexão. Qual o sentido dessa luminosidade natalina que Marly faz questão de fotografar? Acredito que ela faz essas imagens para gerar reflexões e impactar os nossos corações? Fiquei pensando portanto,  que Marly quer de fato, é tocar a nossa sensibilidade com os seus cliques.

Marly, com sua câmera, captura mais do que luzes; ela está em busca da essência de nossa cidade e das pessoas que nasceram e vivem aqui. A imponente inscrição "Carlos Chagas", logo ali na ponta do jardim da fonte, brilhando intensamente, não é apenas o nome do nosso município, mas um símbolo de nossa identidade coletiva. É como se cada luzinha que ilumina o nome da nossa localidade,  fosse um lembrete de quem somos e do que podemos ser. E então a gente se olha nas letras e nas luzes como que em um espelho e nos sentimos virtuosos, nobres e dignos de sermos filhos desse pedaço de chão.

A casinha do Papai Noel, montada com carinho no jardim da igreja, não é apenas uma decoração. É um símbolo de nossos anseios por uma cidade melhor, um lugar onde cada sorriso, como o de Marly na janela iluminada, se torna um farol de esperança. Um lugar que transpire luz, saber, cultura, solidariedade e muito amor mútuo.

E o presépio, instalado dentro do "monumento da tora", uma ideia genial, é como túnel convidando para uma viagem no coração do tempo. Não para permanecermos no passado, mas para trazer a mensagem de Jesus - de amor, compaixão e esperança - para o presente da nossa localidade, iluminando os corações de todos em Carlos Chagas. Mas este presépio está velado, só pode vê-lo mesmo quem enxerga. A maioria das pessoas só vê sem enxergar, porque precisa colocar óculos especiais que são capazes de reflitir uma luz que vem do mais profundo do nosso ser, para ver.

As obras ainda inacabadas no Jardim da Capitão João Pinto, mesmo em meio à sua incompletude, já irradiam um orgulho luminoso elevando nossa autoestima, porque dá mais charme para a cidade. Elas são um lembrete de que, mesmo em construção, nossa cidade continua a brilhar.

A Igreja Matriz, um dos nossos grandes patrimônios físicos e cartão postal da city,  iluminada assim dessa forma, não apenas enfeita a cidade, mas também convida a todos para uma visão mais plena. Ela nos convida a ver com fé, compaixão e esperança a vida e as pessoas.  Ela parece nos convidar a praticar a caridade, a compartilhar não apenas bens materiais, mas também tempo, atenção e amor com os irmãos filhos desta terra.

Nossos jardins e praças, iluminados, são como presentes que recebemos e que nos lembram de celebrar o encontro com o outro diferente de mim, com alegria e gratidão neste natal de Carlos Chagas iluminada. Se cada morador quiser, aproveitando o apelo do menino Deus que está chegando, pode deixar a iluminação da cidade iluminar seu coração e sua mente. E os Papais Noéis nas imagens de Marly reforçam essa mensagem, lembrando-nos de que o maior presente que podemos ganhar, é ser feliz no lugar em que nascemos,  no lugar que chamamos de lar. Me diz, me diz, como ser feliz em outro lugar?

As imagens de Marly nos falam de união, de sermos todos filhos de uma mesma terra, sob o mesmo céu, irmãos em humanidade e esperança.

Neste Natal, minha expectativa é que possamos transformar a luz e a beleza de Carlos Chagas iluminada, em uma fonte de inspiração para que cada um de nós ilumine o próprio coração. Uma tarefa que só pode ser realizada individualmente, ninguém pode fazer isto por você, por mim ou por ninguém.  Que essa luz nos guie na construção de um futuro ainda mais brilhante para nossa educação, saúde, para nossas crianças, adolescentes e jovens, e para toda a nossa comunidade. Que a luz do Natal, que faz de Carlos Chagas uma cidade luz,  seja um símbolo de esperança, união e progresso contínuo para nossa amada cidade.

Como as luzes natalinas da nossa cidade tocam o seu coração?

Como você acha que podemos levar a mensagem de esperança e união do Natal para o resto do ano em nossa cidade?

#NatalIluminadoEmCarlosChagas

Professor Deodato Gomes


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, 👏👏👏👏👏👏 maravilhoso. 😊🙏😍

Anônimo disse...

Muito bonito!