No fim de tarde do dia 16 de maio, quando os ponteiros marcaram 18 horas, um movimento sereno e ao mesmo tempo vigoroso tomou conta do Polo UAB de Carlos Chagas. NĂŁo era mais um encontro qualquer — era um mergulho intencional no universo sensĂvel da Educação Infantil. Educadoras e educadores da rede municipal se reuniram para a formação presencial sobre o material didĂĄtico Prosinha – Volumes 1, 2 e 3, num momento que mais pareceu uma travessia coletiva rumo ao encantamento do ensinar.
Com o apoio da assessora pedagĂłgica Damaris de Paula Pimentel Carneiro e da tĂ©cnica curricular da Secretaria, Fernanda Vilela, vivenciamos o que, em essĂȘncia, significa planejar com afeto e educar com intencionalidade. A abertura foi leve como canção: ao som do vĂdeo “Construir um barquinho”, cada participante foi convidado a refletir — o que carregamos em nosso barco pedagĂłgico?
O material Prosinha, escolhido pela rede para atender crianças de 3 a 5 anos, estĂĄ em perfeita sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o CurrĂculo ReferĂȘncia de Minas CRMG. Ele valoriza o protagonismo infantil, organiza a aprendizagem em campos de experiĂȘncias e transforma o cotidiano em oportunidade educativa. Durante a formação, a metodologia do World CafĂ© propiciou um rico intercĂąmbio de ideias, em que professores assumiram o papel de anfitriĂ”es e viajantes do saber, explorando juntos as prĂĄticas antes, durante e depois das atividades propostas nos livros.
Com olhares atentos e coraçÔes engajados, os educadores mergulharam na proposta de transformar a rotina escolar em um solo fĂ©rtil para as descobertas, onde cada traço, som, cor e gesto revela um universo em formação. NĂŁo se tratava apenas de aprender sobre o livro, mas de entender que tudo na escola Ă© experiĂȘncia — e deve ser planejado com significado.
Ao final, como nas boas travessias, havia a sensação de missĂŁo cumprida. Cada professor saiu dali com novas remadas para impulsionar seu barquinho — feito de sonho, afeto, escuta e prĂĄtica pedagĂłgica qualificada.
đ» Que esse movimento continue, alimentando o rio da Educação Infantil com ĂĄguas de cuidado, criatividade e compromisso.
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio