INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

COPESE

COPESE
sasi

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
OBRAS DO SASI

Registro

Registro
registro de experimento

domingo, 15 de abril de 2018

Professores da Escola João Beraldo passam por capacitação e aprimoram seu sistema de Avaliação Escolar.





Avaliação é uma dimensão fundamental da prática pedagógica e cumpre importante papel no processo educacional.  Conhecer os variados sistemas e tipos de avaliação é indispensável ao professor que quer ter prática diferenciada e  busca aprimorar seu exercício docente. Foi o que refletimos em nosso encontro de  sábado dia 14 de Abril. A nossa capacitação ajudou nos compreender os vários tipos de avaliação que existem, seus objetivos e os fins a que se destinam. O professor tem o dever de ofício de se instrumentalizar deste saber e aplicá-lo com eficiência no seu dia a dia, uma vez que a avaliação interfere muito diretamente na trajetória escolar dos estudantes. Acreditamos que a prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no seu próprio campo de trabalho é que  contribue efetivamente para o surgimento de uma re-significação das inúmeras temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, como por exemplo a avaliação..


Impulsionado pela necessidade de melhorarmos a nossa prática avaliativa foi que organizamos este momento de reflexão. A aprendizagem alcançada neste encontro alicerçará o trabalho desenvolvido sobre avaliação de aprendizagem da escola como um todo. 


 A capacitação ministrada por Rafael Neves, que é mestre pela UFVJM, professor universitário e coordenador dos inspetores da S.R.E de Teófilo Otoni vem amparar o sistema de avaliação da Escola João Beraldo e auxiliar na definição de uma estrutura mais eficaz do nosso processo avaliativo. Vai ajudar também ao professor a melhorar na prática a sua técnica de  elaboração de provas e a sua compreensão dos aspectos metodológicos que envolvem a configuração da avaliação como um todo. A reflexão desenvolvida por Rafael junto ao corpo docente da nossa escola foi excelente e vai influenciar bastante o dia a dia da avaliação. Já saímos da capacitação com  mudanças importantes em determinados aspectos do nosso sistema.  Como dizemos de algo que foi muito bom: super-recomendamos.


Acreditamos que é através de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria e da prática da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade docente, especialmente agora quando o Estado de Minas se mobiliza em torno da implantação de uma nova Base Curricular. 
Para acessar o registro em fotos do evento:
https://photos.app.goo.gl/YgmqJ96cGxY8dCMP2

Houve momentos importantes de interação, denotando a satisfação dos professores em participar desta capacitação  o que agradou bastante Rafael que externou para os presentes este sentimento. Agradecemos a Rafael pelo brilhantismo, seriedade e conhecimento com que conduziu os trabalhos que muito nos enriqueceu.





Um comentário:

Juelice disse...

Foi um momento de grande aprendizado. E como isso nos leva a uma reflexão da nossa prática.
Valeu o esforço diretor. Acho que é preciso injetar ânimo sempre para que a fonte do professor nao se esgote.