AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

quarta-feira, 29 de maio de 2019

REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DO SILÊNCIO DESENVOLVIDA NA REUNIÃO EM PREPARAÇÃO PARA O ENCONTRO DE PAIS.


Acenda a luz do silêncio para ouvir o barulho da vida. Em um mundo altamente conectado, em que todos têm algo a dizer, as oportunidades para reflexão e introspecção são - cada vez mais – um artigo de luxo
.A luz do silêncio é a inspiração que nasce quando me calo e ouço a voz do coração para em seguida transformar em poesia. Dou à poesia toda liberdade de se expressar. Num momento, ela se revolta com as injustiças, noutro é tocada pela paixão. Às vezes chora, outras vezes ri, ama, fica zangada. Nunca se cala, sempre quer dizer o que sente.
A escuridão do barulho é a nova praga da nossa vida. Antes a humanidade estava imersa num imenso silêncio, que se transformou hoje em uma jóia preciosa. O silêncio é coisa rara hoje em dia. Andamos lentamente pela nossa pequena cidade, e sempre deparamos com muito ruído. O som enfurecido de uma moto em alta velocidade corta os ares, passa a nossa frente e sobe aos nossos ouvidos. Um grupo de pessoas bebem em um bar com o barulho de um carro equipado de som automotivo. Somos constantemente tragados pela conversa alheia, em alto e bom som relatando seus feitos em outras aventuras seja em casa ou no nosso local de trabalho, e nós apenas querendo acender a luz do silêncio.
Mesmo em casa, após um dia de trabalho e estudo, nos recolhemos ao quarto para uma noite de sono – e o barulhinho (bom para alguns) do ventilador ou do aparelho de ar condicionado é companheiro de quem se defende do calor – e ainda pode pagar a conta de luz. 
Em um mundo altamente conectado, em que todos têm algo a dizer online e offline, as oportunidades para reflexão e introspecção são – cada vez mais – um artigo de luxo. O silêncio é cada vez mais em nossa sociedade uma luz escondida no fim do túnel. A poluição sonora é uma nova praga do mundo contemporâneo.
Os estudiosos atestam que o silêncio é fundamental para a transformação da experiência em conhecimento. A quietude é essencial para a saúde da mente humana. Como a luz é importante para os olhos. É preciso absorver o que está acontecendo à nossa volta, entender o que sentimos, pensar sobre o impacto das coisas em nossa vida. Sem esse “de-para” entre experiência e significado, ficamos presos a uma existência superficial, vazia, no escuro de um barulho ensurdecedor.
Acenda a luz do silêncio em todos os ambiente por onde passar. A vida mesmo é puro ruído entre dois silêncios abismais. Silêncio antes de nascer, silêncio após a morte. 
Silêncio é uma luz mental que nos permite comunicar profundamente com alguém.
Os silêncios são das maiores forças do crescimento psíquico. Representam tempos de iluminação, de resolução de conflitos, de reencontro, mas também são espaços de abertura, portas abertas à comunicação e ao preenchimento do que existe à nossa volta. Surpreendem. Marcam. Fazem adormecer, tanto quanto fazem sonhar.

Nenhum comentário: