Bullying

sábado, 10 de agosto de 2019

Escola João Beraldo promove Roda de Conversa sobre BENEFÍCIOS E PERIGOS da Internet na Semana de Comemoração do Dia do Estudante.





Clique na imagem para acesso ao álbum.

Quais os PERIGOS e os BENEFÍCIOS da internet? Foi o tema discutido pelos estudantes da Escola João Beraldo por ocasião das comemorações da Semana do Estudante em Rodas de Conversas organizadas junto as turmas. 

Vejam aqui o roteiro da Roda que criamos.




Este tema assumiu grande importância entre os jovens principalmente pela grande necessidade que os adolescentes tem de saberem utilizar a internet pelo lado dos seus benefícios. 
Os professores desenvolveram reflexões junto aos estudantes a partir do caso em que um casal de adolescentes de Porto Alegre protagonizou cenas de sexo divulgadas ao vivo por uma câmera ligada a um famoso site de relacionamentos, quando mais de 22 mil pessoas assistiram à transmissão. O caso foi escolhido por envolver dois menores - ele com 16, ela com 14 anos -, e por ter ganhado notoriedade e  virado assunto de polícia. O mais curioso (e que soa até ingênuo) foi o motivo que os levou a se expor dessa forma. Segundo o rapaz, a menina perdeu uma aposta em um jogo de cartas online e, por isso, teria de pagar uma "prenda". Fonte: Nova Escola 
Durante a Roda de Conversa muitas situações vieram a tona, inclusive o casos de desrespeito à pessoas através veiculados através de fake news por meio de whatsapp. Foi discutiddo com os alunos a possibilidade de disponibilização de internet para todos os estudantes nos horários de recreio. Durante a conversa muitas perguntas orientaram a conversa que foi superprodutiva. 
1. O que você acha do caso  apresentado?
2. Quais as consequências desse fato para a vida dos adolescentes envolvidos? 
3. Como você vê a justificativa do adolescente para sua atitude de publicar o vídeo?
4. Você conhece casos semelhantes a esse?
5. Você tem noção do perigo de publicar material erótico na rede?
6. As consequências para a menina e para o menino são as mesmas?
7. Por que o desejo de se vingar faz um jovem divulgar cenas do parceiro nu ou fazendo sexo?
8. Diante de tantos perigos, é válido proibir os jovens de usar o computador?
9. Se um vídeo ou uma foto de um aluno ou de uma aluna é publicado na internet e você fica sabendo, o que você deve fazer?
10. O que você acha da escola proporcionar internet livre e gratuita para todos os seus estudantes? Que regras terá que ter o seu uso? Dê pelo menos duas sugestões.


Nenhum comentário: