CAMPANHA CONTRA O BULLYING

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

ESCOLA JOÃO BERALDO REALIZA DIA DO CURRÍCULO, FOCANDO A 10 COMPETÊNCIAS DO CURRÍCULO E O PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES.

Momento de uma das plenárias. Clique na imagem para ver todas as imagens. 

Acolhendo a proposta da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, planejamos e encaminhamos junto à comunidade educacional  ações de um grande movimento de discussão do Novo Currículo para o Ensino Médio e o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Dr. João Beraldo em Carlos Chagas.  O trabalho envolveu toda a comunidade e teve como foco o Novo Currículo de Minas Gerais, instrumento importante de ensino-aprendizagem em Minas e o Projeto de Vida dos estudantes. O momento contou com uma grande participação principalmente de estudantes e professores que tiveram a oportunidade de refletir sobre a importãncia do Novo Currículo de Minas frente aos diversos Projeto de Vida dos nossos estudantes. 
Os professores refletiram como  este documento pode ser instrumento de realização de sonhos  dos alunos, estes, por outro lado,  perceberam a necessidade de sonhar e de se ter um Projeto de Vida, frente ao Novo Currículo que visa a construção de competências e habilidades capazes de viabilizarem os seus sonhos. Como já poetizou Cazuza, “quem tem um sonho não dança”. O jovem precisa ter metas, sonhar e ter perspectiva de vida.
Todo o trabalho foi desenvolvido tendo como foco as 10 competências que embasam e permeia todos os componentes curriculares, tendo estas como pilares a serem alcançados por todos os jovens ao termino de sua trajetória  da Educação Básica. 
Todos os professores receberam material para pré-leitura das temáticas, para se qualificarem melhor perante os estudantes, diante de assunto tão relevante. 
Planejamos coletivamente da forma a seguir e vimos que foi sucesso:
1. O Diretor contextualizou o Mito grego de Édipo e a  Esfinge, como primeiro momento, quando uma  estudante se caracterizou da Esfinge e apresentava o enigma aos alunos da seguinte forma: a Escola e o Novo Currículo estão aí para ajudá-lo a realizar os seus sonhos. O que um estudante precisa ter com clareza, para se dar bem nesta vida? Considere que quem não sabe para onde ir, vai para qualquer lugar? Claro que a resposta era: UM PROJETO DE VIDA. 
Todos os estudantes tinha que decifrar o enigma da esfinge assim como Édipo,. Elesforam interpelados pela Esfinge: O que um estudante dever ter para não se dar mal na vida?

2. Em seguida os professores trabalharam em forma de oficina todas as 10 Competências do Novo Currículo de Minas, relacionando a importância da construção das mesmas ao sucesso dos estudantes.

3. Construiu se uma grande nuvem de palavras virtual em todos os grupos de discussão, cujo termo principal era PROJETO DE VIDA.
Construída virtualmente por todos os grupos de discussão no Dia do Currículo. A ideia era levantar as competências necessárias para concretizar as metas de vida  que cada estudante tem.

4. Interpretou se várias canções, como:  de Raul Seixas, O que você quer ser quando crescer, de Toquinho, herdeiros do futuro entre outras. 
5. Por último os estudantes registraram em cartolinas duplas suas metas de vidas para depois que concluírem sua educação básica.
Em um dos grupos de discussão a aluna Emily do 1º ano explica as metas de vida dos seus colegas frente ao currículo

6. Por último realizamos a conversa final em uma plenária muito interessante e recheada de importantes depoimentos. 
Momento de uma das plenárias.


Nenhum comentário: