CAMPANHA CONTRA O BULLYING

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Estudantes da Escola João Beraldo participam de audiência pública de construção do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri.



20 Estudantes da Escola João Beraldo, acompanhados pelo Professor Odeni e pelo Diretor Deodato, participaram nesta última terça feira dia (05) de novembro, na sala de reuniões da Cooperativa de Laticínios de nossa cidade,  de uma audiência pública acerca do Plano diretor de Recursos Hídricos (PDRH) da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri. 
Como foi explicado pelos palestrantes esta é uma ferramenta de planejamento de longo prazo que envolve o nosso amado Rio Mucuri. É por este documento que está sendo construído que sairá orientações e implementações de aspectos importantes da Política Estadual e Nacional de Recursos Hídricos.
É neste documento que estará definida as formas de utilização e preservação do Rio em seus devidos trechos, visando garantir sua proteção e sustentabilidade.   Conforme vimos este Plano passa por várias etapas na sua construção,  como: diagnóstico, prognóstico, enquadramento e levantamento de ações. Pelo que entendemos o Comitê do Mucuri é o grande articulador deste movimento e por isso mobiliza e reforça participações em vista de implementação de ações definidas coletivamente e pactuadas no plano. 

A palestra da bióloga Janaina Mendonça, causou um grande impacto junto aos  presentes.

A Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, abrange uma área de 14.569,16 km² ocupando uma porcentagem de 61,64 do território das Bacias do Leste. São  16 municípios sendo 12 com sede na bacia, todos beneficiários do conjunto de água que compõem a bacia.  


Os Municípios banhados pela Bacia do Mucuri são: Águas Formosas, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Fronteira dos Vales, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Pavão, Poté, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Umburatiba. Abrange uma população total pelo censo de 2010 de  324.562 mil habitantes,  214.952 mil na cidade e 95.029 mil ainda no meio rural. A densidade demográfica é de 20,25 hab./km².


Existem muitos mitos e posições tomadas acerca do Rio Mucuri com base no senso comum, e por isso mesmo equivocadas, por conseguinte se faz necessário a divulgação de informações e a  apropriação do conhecimento acerca do tema para que se possa participar da construção dessas diretrizes com maior qualidade tendo como base  conhecimentos baseados em evidências. 
Na parte da tarde retornamos ao local e ainda ouvimos uma palestra bastante técnica que demanda mais instrumentos por parte de leigos no assunto para maior compreensão do que foi exposto. 
Agradecemos a Daiane Cardoso e a Direção da Cooperativa pelo convite e pela calorosa acolhida.
                             Deodato Gomes 
#juntospelomucuri

Nenhum comentário: