Bullying

domingo, 3 de novembro de 2019

Tema da redação do Enem 2019 é 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'



 O tema é realmente surpreendente, penso que não é difícil para os estudantes que vem treinando. Dá uma margem grande para o estudante falar sobre o acesso à 7ª arte a nivel nacional e sobre a própria produção do cinema brasileiro. O fato do cinema ser uma exclusividade das salas dos shopping e das cidades do Brasil não possuírem uma sala de cinema é um problema sério que impede a democratização do acesso ao cinema. Este tema não estava no rol dos temas de apostas para a redação do ENEM. A forma como desenvolver o tema depende  muito dos temas motivadores, para entender o encaminhamento que o candidato pode dar à construção do seu texto argumentativo. 
Essa semana falamos muito de cinema pois divulgamos ações da Escola João Beraldo relativo à excursão educativa quando mais de 40 dos nossos estudantes assistiram Malévola no cine Teca em Teófilo Otoni.
Concordo amplamente com a opinião do professor Rogi Almeida publicada pelo G1:[...] "o estudante pode se surpreender porque o tema não foi abordado em provas mais recentes. “Eles pegaram um eixo temático que há muito tempo não era abordado, que é cultura. O aluno tem que fazer a problematização para o acesso à cultura e ao cinema e como a partir de um filme se tira várias discussões sociais. Um exemplo é o Coringa, um filme a partir do qual se discute a violência, as doenças psíquicas, entre outros temas.” 

Nenhum comentário: