Bullying

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Em 2020, a Escola João Beraldo, em ritmo de maior inovação já vista no Ensino Médio em Carlos Chagas, ofertará a educação integral, no 1º ano. São apenas 114 vagas para essa modalidade de ensino. Corra para garantir a vaga do seu filho.


Apresentado como a maior inovação em educação no Ensino Médio em Carlos Chagas, no ano de 2020, a ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO BERALDO ofertará a educação integral no ensino médio. São apenas 114 vagas nessa modalidade de ensino que abrange estudantes exlusivamente do 1º ano no próximo período letivo. O Estado criou agora esta política de atenção especial para o Ensino Médio, que implanta na João Beraldo e aumenta a carga horária dos estudantes para 9 horas diárias.  A Secretaria Julia Sant’Anna, no encontro em que estivemos, assim se pronunciou: “O aluno agora, tendo mais tempo de estudar, poderá fazer escolhas que o deixarão mais seguro para o seu futuro imediato.” 

Projeto de vida e protagonismo juvenil

Um dos pontos que nortearão as ações na Escola João Beraldo neste 2020 com a Educação Integral, é o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida, além do importante  aprofundamento acadêmico amplamente contemplado no currículo. O aprofundamento acadêmico, ponto relevante desta modalidade de ensino, visa preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, no curso em que desejar. Enquanto Projeto de vida e protagonismo juvenil tem como principal objetivo  dar ao estudante instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quiser para o seu futuro. 

Estamos muito felizes pois a Educação Integral está em sintonia com o precioso trabalho que fazemos junto a Universidade Federal (UFVJM) de participação dos nossos estudantes no vestibular seriado SASI e ENEM. Trabalho que tem garantido vagas para dezenas de estudantes nas Universidades Federais, inclusive no curso mais concorrido que é o de medicina.  Os nossos jovens, na Escola João Beraldo, serão ainda mais estimulados a encontrar sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica. Eles também serão muito incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola e da nossa sociedade.
Conforme a Secretaria de Estado todos os professores, vinculados à Educação Integral, passarão por formações  presenciais que os qualificarão para trabalhar nesta inovadora forma de ensinar. Todos sabem da importância da formação do professor para que uma política de educação de tão grande importância dê resultados positivos, como os que o estado de Pernambuco vem colhendo. Não podemos mais conviver, como se fosse algo natural, a vergonha dos resultados do Brasil nas avaliações internacionais. Educação Integral é o que já vive há muito tempo os países top da educação mundial.  O currículo contará com disciplinas eletivas em que o aluno terá o seu trabalho individualizado, quando conseguirá desenhar bem a sua trajetória ao longo dos três anos de ensino médio.  
             Por Deodato Gomes

Nenhum comentário: