Bullying

domingo, 8 de dezembro de 2019

G1 lança Fato ou Fake, serviço de checagem de conteúdos suspeitos.

Foi aberta uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público; a utilização de perfis falsos; a prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos; e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Esta CPMI está em busca de informações que elucidem fatos sobre o objeto determinado pela mesma, elencado acima. Ela vai prestar um grande serviço ao Brasil, pois é inconcebível num país democrático a quantidade de informações falsas que são veiculadas pela internet. Vamos acompanhar o caminhar deste grande inquérito que deve desembocar em medidas que a nosso ver devem ser educacionais no sentido de promover a prevenção e punitivas, no sentido de cobrar responsabilidades daqueles que produzem, publicam e divulgam informações falsas pela internet.  

Todos sabemos que a chegada da Internet é relativamente recente na vida das pessoas. Um verdadeiro fenômeno de comunicação. Sabemos também que ainda é desconhecida grande parte das possibilidades de uso das ferramentas disponibilizadas. O mau uso da internet, inclusive incorrendo em atividade criminosa, só pode ser combatido se ocorrer um suficiente conhecimento do instrumental disponível e do histórico de alertas e providências em curso pelas empresas. A Comissão vem ajudar todos nós a conhecer este fenômeno de desinformação que contamina todos os campos da vida em sociedade provocando grandes danos à convivência social.

Nenhum comentário: