Bullying

terça-feira, 31 de março de 2020

Informe Epidemiológico Coronavírus 31/03/2020, com a situação de Carlos Chagas, Nanuque e Teófilo Otoni.



Até o momento são 34.224 casos suspeitos para COVID-19 e 275 casos confirmados. Quarenta (40) óbitos estão em investigação e dois óbitos foram confirmados.

Importante a gente saber sobre os dois óbitos confirmados:
 O 1º foi de um paciente  sexo feminino, 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21/03/20, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório. Transferida para UTI em 23/03/20. Coletado Swab para pesquisa de COVID-19 em 23/03. Paciente com as seguintes comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Óbito ocorrido em 29/03/20. Exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.

O 2º paciente era do sexo masculino, 66 anos, residente do município de Belo Horizonte, portador de cardiopatia e diabetes mielitus. Exame detectável por RT PCR em laboratório da rede privada. Com amostra para realização de swab, também, na Fundação Ezequiel Dias. Óbito ocorrido em 30/03/20.

CARLOS CHAGAS
Veja que hoje 31-03-2020 (com os dados atualizados ao meio dia) a situação da nossa cidade passa à condição de nenhum caso notificado/suspeito/confirmado da última divulgação. Toda a expectativa que se criou quanto a existência do caso de COVID-19  suspeito  em  Carlos Chagas não se confirmou. Uma excelente notícia.



NANUQUE
A situação é a mesma de ontem, continua os mesmos 5 casos notificados/suspeitos/sem confirmação.

TEÓFILO OTONI
Ainda com dados do dia 30 de Março, com exatamente os mesmos 24 casos notificado/suspeitos/sem confirmação. O Hospital Santa Rosália tem postado nas redes sociais várias Notas de Esclarecimentos,  em que vem reafirmando seu compromisso com a saúde de toda a comunidade reiteirando que, se confirmado algum caso de COVID-19 irá emitir notas e informar devidamente as autoridades. Neste momento tão difícil da nossa história o mais importante, diante de todas as notícias falsas acerca deste tema, encaminhados pelo whatsaap,  que mexe com a vida de todos nós, sabe-se que é fundamental  a informação correta sobre o COVID-19. Só a informação exata, precisa é capaz de salvar vidas. 


DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 SEGUNDO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA, MINAS GERAIS, 2020

Alfenas e Manhuaçu registraram casos pela primeira vez.  Em Belo Horizonte, continua o mesmo número de casos confirmados  de ontem para hoje:163. Não houve aumento pela primeira vez nos casos.


Tabela que apresenta os dados por gênero e faixa etária.  Pela tabela a faixa etária onde mais incide o covid-19 é na faixa de 20 a 59 anos, com um total de 222 casos em um universo de 275 casos confirmados. Em termos de gênero, tem-se 111 casos femininos e l64 homens infectados. 

Vejam a evolução do número de casos agora agrupados por semana.


Francisco: coronavírus e risco de “genocídio viral”


O Papa escreveu uma carta ao presidente da Comissão Pan-Americana de Juízes para os Direitos Sociais, Roberto Andrés Gallardo, apreciando a escolha dos governos que em tempos de Covid-19 colocaram a saúde social em primeiro lugar. Na carta o Papa Francisco alertou os governos que não adotam medidas para defender a população do Covid-19 e fez uma reflexão sobre as consequências sociais a serem enfrentadas. Veja o que ele diz:

“Estamos todos preocupados com o crescimento, em progressão geométrica, da pandemia. Estou feliz com a reação de tantas pessoas, médicos, enfermeiros, enfermeiras, voluntários, religiosos, sacerdotes que arriscam suas vidas para curar e defender as pessoas saudáveis do contágio”
O Papa destacou que “alguns governos adotaram medidas exemplares com prioridades bem definidas para defender a população”. “É verdade que essas medidas “incomodam” aqueles que são obrigados a cumpri-las, mas é sempre para o bem comum e, a longo prazo, a maioria das pessoas as aceita e se move com uma atitude positiva. Os governos que enfrentam a crise mostram a prioridade de suas decisões: primeiro as pessoas. E isso é importante, pois sabemos que defender as pessoas supõe um prejuízo econômico, destaca Francisco.
Segundo o Papa, “seria triste se o oposto fosse escolhido, o que levaria à morte de muitas pessoas, algo como um genocídio viral”. “Preparar-nos para o depois é importante”, ressalta o Papa na carta.

Segundo Francisco, já se notam algumas consequências da pandemia do Covid-19 que devem ser enfrentadas, como por exemplo a fome, especialmente pelas pessoas sem trabalho fixo, violência, surgimento de agiotas, e tantos outros efeitos.

Em relação “ao futuro econômico”, o Papa recorda a visão interessante da economista Mariana Mazzucato, professora da University College London contida no livro “O valor de tudo. Quem produz e quem subtrai na economia global”, publicado em 2018, ressaltando que tal pensamento “ajuda a pensar o futuro”.

O livro conta como especuladores e rentistas fingem ser criadores de valores na economia global e lança um apelo a fim de repensar o valor como a chave para criar um mundo diferente e melhor.

Nenhum comentário: