Bullying

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Uma pandemia de solidariedade - O Globo de 22 Abril de 2020 - A HORA DA CIÊNCIA - Amilcar Tanuri Virologista chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Departamento de Genética da UFRJ


O que o mundo e o Brasil necessitam neste momento é uma pandemia de solidariedade. Na definição mais ampla do termo, é o compadecimento com as dificuldades ou os sofrimentos de outras pessoas em horas difíceis. É justamente disso que necessitamos nesta hora, principalmente no Brasil, onde temos milhões de nossos irmãos brasileiros em sérias dificuldades econômicas.
Não acho ética a discussão da escolha entre o relaxamento do isolamento social imediato para preservar a economia e a manutenção do isolamento para preservar nosso sistema de saúde e as vidas dos doentes que não vão ter acesso a um tratamento eficaz.
As autoridades federais, estaduais, municipais e toda a população devem achar condições para que a população continue no isolamento social por mais tempo. Já que conseguimos chegar até aqui com o isolamento, não custa muito mantê-lo por mais duas a três semanas, para acompanharmos a curva e gerarmos dados mais fidedignos de nossa epidemia nos grandes centros urbanos e, só depois, decidirmos com mais confiança os caminhos a seguir na abertura de nosso isolamento social.
Alguns dados gerados em diferentes partes do Brasil mostram que a transmissão do novo coronavírus está atingindo seu máximo! Assim, se liberarmos a população para regressar às suas atividades normais, haverá o recrudescimento da transmissão do vírus e, depois, do número de doentes.
O levantamento do isolamento tem que ser continuamente monitorado, e o parâmetro deve ser o número de novas infecções dividido pela população da cidade ou região. Se a taxa subir mais de certo nível em um mês, devemos apertar as medidas de isolamento de novo.
Essa taxa mensal deve ser compatível com a capacidade de atendimento, de bom nível, para os doentes naquela cidade ou região pelo sistema de saúde público e privado local.
Para isso, necessitamos testar mais, fazer estudos de prevalência de indivíduos convalescentes e imunes ao novo coronavírus para modular qual o tamanho da população suscetível. Tenho certeza de que passaremos por isso e de que a superação vai ser mais fácil com mais solidariedade e ciência.


Uma pandemia de solidariedade


Tenho certeza de que passaremos por isso, e a superação vai ser mais fácil com mais solidariedade e ciência

Nenhum comentário: