Bullying

sábado, 2 de abril de 2022

02 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do AUTISMO e a Prefeitura atende 23 estudantes especiais diagnósticados com o espectro autista.


 

Autismo vem da palavra de origem grega "autos" cujo significado é "próprio ou de si mesmo", sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que surge ainda na infância, causando atrasos no desenvolvimento (na aprendizagem e na interação social) da criança. 

A Prefeitura Municipal, por vontade política do Prefeito Nanayoski, tem um olhar especial para os estudantes especiais. São atendidos atualmente 23 estudantes autistas com professores de apoio e com a instituição de uma Comissão de Apoio à inclusão educacional,  nomeada pelo Prefeito, que orienta os pais, analisa e encaminha os casos em que as crianças necessitam de uma atenção especial. 

O autismo não tem causa definida. É um transtorno que provoca atraso no desenvolvimento infantil, comprometendo principalmente sua socialização, comunicação e imaginação. Manifesta-se até os três anos de idade e ocorre quatro vezes mais em meninos do que em meninas. Algumas características são bem gerais e marcantes, como a tendência ao isolamento, a ausência de movimento antecipatório, as dificuldades na comunicação, as alterações na linguagem, com ecolalia e inversão pronominal, os problemas comportamentais com atividades e movimentos repetitivos, a resistência a mudanças e a limitação de atividade espontânea. Bom potencial cognitivo. Capacidade de memorizar grande quantidade de material sem sentido ou efeito prático. Dificuldade motora global e problemas com a alimentação (Kanner, apud Menezes, 2012, p. 37).

No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as crianças. Assista esta anaimação em celebração ao autismo.

Nenhum comentário: