Bullying

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Organização do uso Pedagógico das Histórias em Quadrinhos na Sala de aula.


As Escolas Municipais receberão um acervo de gibis como forma de fomento à leitura por meio dos gibis. O objetivo é entregar todo ano uma quantidade para ir montando o acervo escolar e assim formar uma GIBITECA, com uma variedade de HQs capazes de possibilitar um trabalho de leitura bastante consistente. As Escolas podem complementar o acervo,  realizando suas próprias aquisições, e ao receber as caixas com os gibis as Escolas deverão: carimbar, numerar e registrar em livro próprio todo o acervo recebido. E as caixas deverão ser guardadas até que todos os professores sejam treinados para o uso didático adequado do acervo com o objetivo de formação de leitores. O treinamento está  agendado para dia 18 de novembro de 2022 de forma remota.

Veja o quadro dos Gibis que as Escolas receberão de acordo com as quantidades por Escolas, discriminadas por: Kit quadrinhos na Escola e Supergibiteca especial:

 

ESCOLAS

Kit Quadrinhos na Escola

Supergibiteca especial

Centro E. Infantil Elir de Castro

2

0

Escola M. Arminda Lopes Ribeiro

5

3

Escola M. Aymar Westin Nobre

4

2

Escola M. Maria Ribeiro Tavares

4

2

Escola M. Dr. Manoel Esteves Otoni

5

3

Escola M. Presidente Tancredo Neves

2

1

Escola M. Nelson Lisboa de Matos

3

1

Escola M. São José

1

1

Escola M. Sitio do Pica-Pau Amarelo

2

1

Escola M. Francisco Sá

2

1

Escola M. Oscar João Kretli

4

2

Escola M. Brazilino Rodrigues de Souza

3

1

 

37

18


Os Gibis são instrumentos de aprendizado superimportantes e funcionam como recurso poderoso de apoio didático em sala de aula. É uma forma de expressão tecnológica típica da indústria cultural, possuindo uma linguagem com conotação afetiva de fácil compreensão pelos leitores.
 As Escolas devem procurar criar projeto de Leitura utilizando a  Gibiteca tendo como técnicas as rodas de leituras  colocando no centro das mesmas as revistas em quadrinhos e o estudante como protagonista do processo de leitura e escrita.
 
Os quadrinhos estão sendo esquecidas, devido ao uso intensivo dos celulares que consomem o tempo precioso da criança e do adolescente,  por isso precisa se resgatar o gosto da leitura por meio dos gibis. É uma forma de ajudar crianças e adolescentes a melhorar a aprendizagem na leitura.
O que está se visando é a construção de competências e habilidades que possibilitem a interação e a proximidade com o universo da leitura. Não se pode deixar de trabalhar os valores também por meio dos gibis,  como: compromisso, responsabilidade, união, solidariedade, zelo e amor.

                                               Por Deodato Gomes 

Nenhum comentário: