Bullying

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

7 ferramentas para criar história em quadrinhos com os alunos.

Confira uma seleção de recursos para incentivar a produção autoral de histórias, incluindo cenários, personagens e muitos balõezinhos.

Para apoiar professores que buscam novas maneiras de trabalhar produção textual com seus alunos, separamos aqui uma lista de ferramentas para criar história em quadrinhos. Além de texto, esses sites e aplicativos permitem adicionar recursos como voz e fotos, o que torna a atividade ainda mais divertida e personalizada.

Pixton

A ferramenta permite criar e compartilhar histórias em quadrinhos com diferentes opções de cenários, personagens e expressões. A Pixton também oferece opções de contas para escolas e professores, que contam com um espaço privado para reunir alunos, criar quadrinhos em grupos, gravar narrações e até mesmo trabalhar com ferramentas de avaliação.

StoryboardThat

O StoryboardThat oferece diversos cenários para criar histórias em quadrinhos. Em cada cena é possível adicionar balões de falas, objetos e personagens – já coloridos ou apenas o contorno, para imprimir e colorir a mão.

GoAnimate

Para quem deseja dar vida aos quadrinhos, o site GoAnimate ajuda a montar pequenas animações. Ele oferece personagens, cenários e objetos prontos para serem personalizados por professores, alunos e outros usuários.

Make Beliefs Comix

A plataforma permite a criação de histórias em quadrinhos, coloridas ou em preto e branco,  com até 18 cenas. No site estão disponíveis diversos objetos, balõezinhos de fala e personagens com diferentes expressões faciais.

Witty Comics!

A witty Comics! permite a criação de quadrinhos com até três cenas e dois personagens. Apesar de mais limitado, o site é simples e prático de ser usado para criar histórias com mais facilidade.

Stripcreator

O Stripcreator possibilita criar e compartilhar histórias curtas, com até três quadrinhos. No site, o usuário consegue escolher entre diversos personagens e cenários para montar a sua tirinha e compartilhar a sua criação.

Pencil

Para professores e alunos que desejam criar suas próprias ilustrações, o programa Pencil pode ser uma boa solução. Desenvolvido para possibilitar a elaboração de desenhos à mão e no estilo cartoon, ele é considerado uma alternativa para criar animações em 2D de forma simples.

Nenhum comentário: