Bullying

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Um Dia de Coragem e Esperança: Escolas de Carlos Chagas Transformam Ameaça em Oportunidade de Celebrar a Paz, a Gratidão e a Compaixão.

Esta é só uma cena dos muitos momentos. Clique na imagem para ver o álbum inteiro com as imagens que as Escolas estão inserindo.

Com recepção, acolhimento, programação diferenciada e merenda gostosa os alunos da Rede Municipal e Estadual de Educação  de Carlos Chagas tiveram um dia de manifestação da gratidão, da compaixão e de intensos incentivos à paz nesta quinta-feira (20), data que estava sendo marcada por ameaça às unidades de ensino de todo o Brasil, por ocasião dos 24 anos do massacre de Columbine. Permita poetizar um pouco sobre a proposta de criação desse Dia da Corrente do Bem em que ficou determinado a vivência e a expressão da gratidão e da compaixão como forma de reação. A Corrente do Bem, abraçada por todas as Escolas,  foi como uma brisa suave que atravessou as flores,  fluiu pelos corações generosos de muita gente dedicada, ancorou na firmeza dos nossos policiais,  e plantou sementes de amor no coração da comunidade escolar e segue cultivando a esperança de um mundo melhor para todas as pessoas.

Visitamos(secretário de educação e equipe técnica da secretaria) diversas Escolas da Rede Municipal e Estadual no dia de hoje (20 de abril) e observamos completa normalidade, em poucas com a falta de apenas alguns alunos, mas constatamos o destemor de professores, alunos, gestores que prepararam atividade surpreendentes para o dia.  As famílias enviaram seus filhos para a Escola normalmente, porque sabem que ali é um ambiente seguro. A Escola é comprovadamente o lugar mais seguro para crianças e adolescente, muitas vezes até mais que suas próprias casas e mais do que as ruas. O dia letivo portanto se cumpriu de forma exitosa e  com atividades excepcionais, que proporcionaram grande encanto nos alunos. Um dia que estava sob ameaça da crueldade e foi totalmente transformado em momentos de compaixão e em circunstâncias  de expressão das mais variadas formas  de gratidão,  dentro das nossas unidades de ensino. 

Queremos ressaltar o apoio e a confiança  do Prefeito Nanayoski, um gestor que acredita na educação,  para que o dia letivo acontecesse dentro da mais absoluta normalidade, apesar dos supostos perigos, e também destacar aqui a garra e determinação dos nossos gestores escolares, nossos supervisores e professores,  da equipe técnica da Secretaria e, principalmente, a parceria imprescindível das Forças de Segurança Pública da nossa cidade, na pessoa do Tenente Cassiel, que  foi fundamental para que hoje fosse celebrado como um dia de Paz, Gratidão e Amor em nossas escolas e não de crueldade como se veiculara. Nossos agradecimentos ao Tenente Cassiel, que esteve desde o início presentes em todos os momentos, esclarecendo, propondo e passando toda segurança para a comunidade escolar. 

Valeu, valeu muito mesmo! Nossa profunda gratidão a todos!


Deodato Gomes Costa

Secretário Municipal de Educação de Carlos Chagas

Nenhum comentário: