Bullying

terça-feira, 11 de julho de 2023

O Poder da Liderança: exemplos que transformam Escolas. Mensagem para abertura de reunião com Gestores Escolares!

Estamos aqui para nosso último encontro do 1º semestre de 2023 e convido todos vocês para refletir sobre a importância da liderança em nossas Escolas, a partir do seu exemplo. Destaco aqui, uma afirmação muito poderosa: "Liderança não é feita de cargos, mas sim de exemplos", de Tiago Paz. Ele um Pastor influencer do youtube.  Essa citação ressalta a essência da liderança, pois não é o título, o cargo, ou a posição hierárquica dentro de uma Escola,  que define e caracteriza um verdadeiro líder, mas sim suas ações, atitudes e comportamentos.

Na área educacional, os Diretores desempenham um papel fundamental na orientação e inspiração de suas equipes, na direção do objetivo maior de uma Escola: a aprendizagem dos alunos. Para ser um líder eficaz, é essencial ir além do simples exercício do poder e assumir a responsabilidade de ser um modelo a ser seguido. É difícil e complexo liderar, sempre foi. Os Diretores devem encarnar os valores que desejam ver refletidos em sua escola, como integridade, empatia, respeito e dedicação. A liderança baseada em exemplos demonstra comprometimento com a excelência educacional, incentivando a colaboração, a criatividade e a busca constante por aprendizado e aperfeiçoamento.

Ao adotarmos uma abordagem centrada em exemplos, mostramos aos nossos colegas educadores o que é possível alcançar. Inspiramos e motivamos nossa equipe a irem além das expectativas e a se tornarem líderes em suas próprias esferas de influência. Dessa forma, a liderança se estende além das paredes da sala dos Diretores, impactando positivamente o ambiente de ensino e aprendizagem em toda a escola.

Portanto, convido cada um de vocês a refletir sobre a importância de serem líderes exemplares. Lembrem-se de que nossas palavras têm peso, mas são nossas ações que verdadeiramente moldam o caráter de nossa instituição. Vamos trabalhar juntos para construir uma cultura de liderança baseada em exemplos, acreditando que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença na vida de nossos estudantes e professores.

Agradeço pela presença de todos hoje nesta reunião que marca o fim do 1º semestre e o início do 2º semestre de 2023. Sempre ansioso para ver nossas escolas prosperarem com líderes que inspiram através de suas ações e não pelo simples fato de serem nomeados pelo executivo.               

Deodato Gomes Costa-Secretário Municipal de Educação

Nenhum comentário: