Bullying

terça-feira, 5 de março de 2024

Educação Integral avança na Escola Tancredo Neves.

Em um movimento pioneiro rumo à inovação educacional, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves,  Deodato, Viviani, Ludmila, Luciana, Bel e Sara, dedicou o dia de hoje ao estudo aprofundado das diretrizes da Educação Integral. Este encontro histórico sinaliza o início da implementação da Educação Integral na escola, marcando-a como a primeira em nossa rede a adotar tal abordagem.

Com a introdução deste modelo, os estudantes da Tancredo Neves terão sua jornada escolar ampliada em três horas, beneficiando-se de três refeições diárias. Este avanço não se limita à extensão do tempo em sala de aula; representa uma abordagem holística ao desenvolvimento humano, reconhecendo a interconexão das dimensões física, intelectual, emocional, social e cultural na formação do indivíduo.

A Educação Integral visa superar a fragmentação do conhecimento, integrando-o às vivências cotidianas e sociais, e promovendo uma educação que abarca todas as dimensões do desenvolvimento humano. Este modelo educativo é especialmente significativo para estudantes de grupos historicamente marginalizados, garantindo sua inclusão e sucesso educacional.

Além disso, a Educação Integral enfatiza a importância da participação ativa dos estudantes e da comunidade nas experiências educativas, reconhecendo a diversidade de espaços e agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Este é um passo crucial na direção de uma educação que cuida e educa, conectando a escola às práticas sociais e culturais mais amplas, e preparando nossos jovens para os desafios e oportunidades do século XXI.


2 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito boa a reunião e enriquecedora!!’

Anônimo disse...

Estou encantada pelo projeto! Será um grande avanço para a nossa comunidade.