Bullying

sábado, 6 de abril de 2024

Morre Ziraldo, criador do "Menino Maluquinho", aos 91 anos

O mundo das artes e da literatura infantojuvenil está de luto. Faleceu neste sábado (6), aos 91 anos, o renomado cartunista, escritor e multiartista mineiro Ziraldo Alves Pinto. Ziraldo nos deixou no apartamento onde residia, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, deixando um legado imensurável para a cultura brasileira.

Nascido em Caratinga, na região leste de Minas Gerais, Ziraldo se consagrou no cenário nacional e internacional por suas obras que atravessaram gerações. Seu trabalho mais conhecido, "O Menino Maluquinho", não só encantou crianças e adultos como também foi adaptado para os formatos de filme e série televisiva, perpetuando a alegria e as travessuras de seu personagem icônico.

A carreira de Ziraldo como cartunista teve início na década de 1950, e, paralelamente, ele se graduou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1957. No entanto, foi no universo das artes que ele encontrou sua verdadeira paixão e vocação.

Além de "O Menino Maluquinho", Ziraldo se destacou com a revista em quadrinhos "A Turma do Pererê", outra obra que ganhou vida nas telas, conquistando o coração de inúmeras crianças. Sua primeira publicação, "Flicts", lançada em 1969, narra a história de uma cor que se sente isolada por não conseguir se encaixar no arco-íris, uma metáfora sensível sobre a aceitação das diferenças.

Ziraldo deixa um legado de criatividade, humor e sensibilidade. Suas obras continuarão a inspirar e a divertir as futuras gerações, perpetuando sua memória como um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira.

Nenhum comentário: