Bullying

sábado, 27 de abril de 2024

Reconstruindo infâncias no 1º Encontro de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil!

Clique na imagem para visualizar todo o álbum.   - Rosilene, coordenadora do LEEI.

Educadores redescobrem a magia do brincar no primeiro Encontro de Formação Continuada da Rede Municipal.

Em uma jornada nostálgica pelo universo infantil, 43 educadores de várias Escolas Municipais da cidade e do campo se reuniram hoje, 27 de abril de 2024, para o 1º Encontro de Formação Continuada para professores da educação infantil, em que a importância do brincar foi reiterada como essencial no desenvolvimento humano. O encontro teve início com uma atividade conduzida por Roselene, coordenadora do evento, que incentivou os professores a relembrarem e compartilharem suas brincadeiras e brinquedos favoritos da infância.

Os participantes trouxeram objetos de suas próprias infâncias, como petecas, bonecas e bolinhas de gude, criando um ambiente repleto de memórias e aprendizados. A Professora Lica destacou como tais atividades moldaram seu crescimento, contrastando com as dificuldades enfrentadas pelas crianças de hoje em se engajar com brinquedos simples.

Durante o evento, foi destacado o papel crucial do brincar no desenvolvimento integral da criança, com Rose, explicando e salientando que "a criança aprende brincando, experimentando". Este ponto foi vividamente ilustrado quando os educadores participaram de atividades lúdicas ao som de "Canção das Brincadeiras" de Rubinho do Vale.

O encontro também abordou a intersecção da leitura e escrita com a arte, a ciência e a vida cotidiana, preparando os professores para desenvolverem habilidades de linguagem oral e escrita em crianças, conforme orientado pelas diretrizes curriculares nacionais. Atividades práticas, como a criação de crachás que destacavam a história por trás dos nomes dos participantes e sessões de poesia, foram usadas para explorar identidade e expressão.

O evento reforçou a educação infantil como uma fase crucial, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas que respeitem e valorizem as especificidades dessa etapa da vida escolar. Com o foco em um ensino que integra jogo e aprendizado, os educadores saíram mais preparados para infundir suas aulas com alegria e descobertas significativas.

Nenhum comentário: