Bullying

sábado, 22 de junho de 2019

'Democracia em vertigem' mistura análise política e história pessoal Disponível na Netflix, documentário de Petra Costa fala sobre polarização e democracia. Opinião da diretora durante toda a narrativa é clara


Terminei de assistir este documentário na Netiflix. A diretora e roteirista Petra Costa lança sua produção sobre a história recente brasileira em que faz um recorte contundente sobre o governo petista e a operação Lava-Jato. O documentário  Democracia em vertigem, está sendo veiculado na Netflix. 
Petra Costa retrata a essência dos bastidores dos poderes e  consegue dar vida à trama histórica. Para além dos discursos eufóricos e inflamados de membros do governo, o documentário humaniza esse universo graças à narração que relaciona a vida pessoal da diretora com os eventos políticos do país. “Eu e a democracia brasileira temos quase a mesma idade. Eu achava que, nos nossos trinta e poucos anos, estaríamos pisando em terra firme”, diz uma das frases que abre o documentário, dando indícios do personalismo da obra.
A opinião da diretora durante toda a narrativa é clara. A coragem de se declarar parcial no momento de polarização extrema vivida pelo país é admirável. O filme não é para olhos inocentes. A história de vida de Petra consegue se relacionar com o documentário com harmonia pelos pontos em comum: o país está polarizado e a sua família, também. Seu avô era sócio de uma das maiores e mais importantes empreiteiras do país, Andrade Gutierrez. Por outro lado, os pais foram integrantes da resistência estudantil durante a ditadura militar. A mãe da diretora chegou a ficar presa na mesma cadeia que a ex-presidente Dilma Rousseff, ponto marcado no documentário com um encontro entre Dilma e a mãe da cineasta.
O filme foi lançado na última quarta-feira em 190 países. Com 121 minutos de duração, Democracia em vertigem teve ótima recepção em importantes festivais de cinema, com ênfase no Festival Sundance. O documentário exibe cenas da política brasileira com imagens clichês e vista aérea do Congresso Nacional. Há ainda imagens internas, entrevistas e áudios inéditos. Algumas cenas inéditas foram cedidas por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que diferencia a obra de uma grande reportagem é a narração da diretora. Sua voz percorre os caminhos da imagem encadeando desde a história de ascensão e queda do PT até a eleição do presidente Jair Bolsonaro e a nomeação de Sérgio Moro como ministro da Justiça.
A narrativa é apaixonada, mas o documentário não se exime de duras críticas à esquerda. Em alguns momentos, Petra critica a postura do ex-presidente Lula, em seu segundo mandato, por ter se alinhado às velhas oligarquias do poder que tanto criticava. Além disso, ela falou recentemente à imprensa sobre os erros dos governos petistas e a importância de o país refletir sobre seu passado.
Petra narra seu documentário em primeira pessoa, relacionando episódios da história recente do Brasil a sua trajetória familiar (...) O resultado é um registro triste e doloroso do percurso de nossa claudicante democracia nos últimos 35 anos — do sonho da emancipação política e do crescimento econômico ao pesadelo do descrédito das instituições e da volta do fascínio atual pelo autoritarismo. A despeito do juízo que se faça das análises e conclusões de sua realizadora, Democracia em vertigem merece aplauso por revelar anseios e temores íntimos dos ex-presidentes Lula e Dilma com muita humanidade e dignidade”, afirma. Artistas como Caetano Veloso e Mônica Iozzi também demonstraram o apreço pelo filme no Twitter. Mônica aparece chorando e Caetano ressalta, ao se referir ao documentário, que “é difícil não chorar nada”.
O grande acerto em relação a essas produções é abrir as narrativas para além do que foi noticiado na época, dar voz a outros personagens, mostrar diferentes pontos de vista e, assim, propor um debate de assuntos atuais. (Adriana Izel) * Estagiária Nicole Mattiello*  sob supervisão de José Carlos Vieira.
Fonte: portal UAI



Nenhum comentário: