Bullying

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Alunos, professores e direção da Escola João Beraldo realizam Excursão Educativa em trecho da antiga Estrada Santa Clara, acompanhados por Dr. Márcio, pesquisador do assunto. Vejam a reportagem completa a seguir.



Clique na imagem acima para acessar o álbum completo.
A Estrada Santa Clara é um marco na história da ocupação do Vale do Mucuri e sua construção data de 1857. É a primeira estrada de rodagem do país. Realizamos a visita, na última sexta feira (16-08-2019), a uma parte remanescente desta estrada que ainda resta em nosso municipio, de forma acompanhada pelo  professor e pesquisador da Universidade Federal Dr. Márcio. Segundo ele, refazer este caminho que se perdeu é também uma maneira de resgatar parte importante da nossa história e em função disso refletir em participação e cidadania. 
O trecho que visitamos da antiga estrada começa na entrada dos Coqueiros de quem vem sentido Teófilo Otoni-Carlos Chagas.  Da entrada até a Colônia encontramos uma Casa antiga onde provavelmente pode ter sido instalada ali a Colônia Militar de Urucu.

Vejam este mapa gente, onde está demarcada a histórica estrada.

De acordo com o mapa a seguir,  no seu lado direito, na parte de baixo, onde está escrito Colônia Militar do Urucu, foi o local onde mais nos detivemos. 





Foi enriquecedor conhecer in loco uma parte do traçado desta histórica estrada, principalmente porque estávamos acompanhados por um estudioso do assunto que apontava sempre no mapa os seus delineamentos e aspectos importante deste empreendimento de Teófilo Otoni, tornando assim mais compreensível e plausível o reconhecimento.  Segundo Professor Márcio esta estrada é uma referência identitária para todos nós da região do Mucuri, pois ela foi um espaço de encontro de várias culturas que se misturaram na formação do nosso sofrido Vale.
O professor Márcio tem obra de referência na área.

A vizinha cidade de Nanuque instituiu o 23 de Agosto como  Dia Municipal da Estrada Santa Clara, através da Lei Municipal nº 2.294/15 de 02 de setembro de 2015. Nesta data sempre se organiza ações para fazer a memória da antiga estrada.

Fonte: site da Prefeitura Municipal de Nanuque



                                               Por Deodato Gomes

Nenhum comentário: