Bullying

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Escola joão Beraldo incentiva os seus estudantes a assistirem a novela ÉRAMOS SEIS, que estréia hoje dia 30 segunda feira na Rede Globo.


Éramos Seis é o título do segundo romance escrito por Maria José Dupré (1898-1984), publicado em 1943. Faz parte da Série Vaga-Lume (minha geração conhece) desde o início da década de 1970.

Vejo que vai encantar a todos!...

Foto do GShow.com

Éramos Seis será a nova novela das 6 da rede Globo. Convidamos professores e estudantes a  assistirem e a utilizarem esta telenovela como instrumento de aprendizagem. Ela coloca muitas possibilidades porque conta a estória da família Lemos, suas dificuldades econômicas e de educação dos filhos contextualizada nas décadas de 1920, 30 e 40 no Brasil. Vamos pensar estratégias de desenvolvimento das competências do novo Currículo de Minas junto aos nossos alunos tendo como recurso o gênero da telenovela. Ela é uma livre adaptação do livro de Maria José Dupré, lançado em 1943, que é ma obra prima da literatura brasileira.

Éramos Seis conta a história de Dona Lola, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade de sua família. Paulista do interior do Estado de São Paulo (nascida na cidade de Itapetininga), Lola é esposa de Júlio Abílio de Lemos, um vendedor, com quem tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. A obra cobre um período de vinte e oito anos, iniciando em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial (mencionada inclusive pela personagem Tia Emília) e terminando em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, no final do Estado Novo.

  Esta história encanta porque trabalha com os valores e defende os laços familiares. Eles que não estão presos a um tempo e são de suma importância para formação da crianças e dos adolescentes. A história é recheada de vivências, afetos e amor dentro de uma família que vai superando as dificuldades econômicas, os problemas na educação dos filhos e a conjuntura política do Brasil da época. 

Nenhum comentário: