Bullying

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Uma tarde impulsionadora com momentos ricos de reflexão na agência do SEBRAE em Nanuque.


Em uma tarde repleta de insights, tivemos a oportunidade de refletir sobre a gestão da educação pública ao lado de Renata e Berenice, representantes do SEBRAE, e de Suely, Danielle e Paulo, integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

O encontro, realizado em Nanuque no dia 29 de setembro, durou quatro horas e foi marcado pela presença cativante de Berenice, do SEBRAE. Sob o tema "Excelência na Gestão Municipal", mergulhamos nos conceitos de Missão, Visão e Metodologia do Planejamento Estratégico, reforçando a ideia de que não há educação sem um planejamento sólido.

Revisitamos os pilares de um bom planejamento, ancorados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é integrada ao Currículo de Minas, e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Outro ponto crucial abordado foi a realidade educacional de Carlos Chagas.

Na discussão sobre a Missão, refletimos sobre o legado que a administração do Prefeito Nanayoski deseja deixar para a educação na cidade e que tipo de cidadãos estão sendo formados pelas ações implementadas na educação municipal atualmente.

A Visão também foi um tópico de destaque, levantando questionamentos sobre o papel referencial que a educação na gestão do Prefeito Nanayoski almeja alcançar em Carlos Chagas.

Fomos apresentados à Metodologia PES, que nos ensinou a identificar, selecionar e priorizar problemas, descrever e explicar situações, definir operações necessárias para o enfrentamento dos problemas, analisar viabilidade e implementar soluções.

Sem dúvida, foi uma tarde estimulante que nos impulsionou a pensar de maneira mais profunda e estratégica sobre a gestão da educação pública.

 Por Deodato Gomes 

Nenhum comentário: