Bullying

domingo, 29 de janeiro de 2023

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O CHATGPT


 

O que é o ChatGPT?

A sigla GPT quer dizer Transformador Generativo Pré-treinado (na sigla em inglês). É um robô virtual (chatbot) que responde perguntas sobre vários temas, mas vai muito além das assistentes virtuais. Lançada em novembro de 2022, a ferramenta de inteligência artificial (IA) pode executar tarefas por escrito com habilidades criativas em poucos segundos e com muita semelhança ao que seria feito por um humano. Pode redigir de uma petição judicial a trabalhos acadêmicos, de poemas a uma carta de reconciliação para um amigo. Se solicitado, sugere restaurantes e traduz textos em diferentes idiomas.

Quem o criou?

O sistema foi desenvolvido pela OpenAI, empresa fundada em 2015 nos EUA por Sam Altman (hoje seu principal executivo) e por Elon Musk, que se desligou da companhia em 2018, por considerar que havia conflito de interesse com o seu principal empreendimento, a fabricante de veículos Tesla. A empresa tem outras soluções de IA, como o gerador de imagens Dall-E 2.

Como utilizá-lo?

Acesse o site https://chat.openai.com/chat. Toque em “Sign up” para criar umconta. Depois ,“Create an OpenAI account”. Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta. A partir daí, é possível iniciar a conversa.

Como o robô aprendeu?

O processo de treinamento consiste em alimentar o chatbot com um grande conjunto de dados de texto. Para isso, humanos especializados em IA realizaram conversas cumprindo tanto o papel de usuário (perguntas) como o de assistente virtual (respostas). Depois de muitas interações, os treinadores classificaram as melhores conversas para que a ferramenta aprendesse a gerar textos semelhantes.

É possível pedir conselhos para o ChatGPT?

Sim, embora a plataforma diga que essa não é sua intenção. Especialistas alertam que não se deve dar peso aos conselhos, já que isso requer uma subjetividade que o chatbot não têm. Por exemplo, se uma usuária pergunta que roupa deve usar numa festa com o namorado, ele diz que depende da formalidade ou casualidade do evento e que o importante é ela se sentir segura e confortável. Ele não vai considerar o que envolve a circunstância.

O serviço é pago?

Por enquanto não. O programa está em fase de testes, e o objetivo da OpenAI neste momento é justamente obter feedback dos usuários para aprimorar a plataforma. Há, inclusive, ícones nos quais o usuário clica para demonstrar se gostou ou não da resposta. Não está claro se haverá cobrança no futuro.

Quais as limitações?

Assim que o usuário se loga, a OpenAI avisa que o sistema pode gerar informação incorreta e também produzir conteúdo preconceituoso ou ofensivo. Outra limitação é que seus conhecimentos são baseados em dados colocados na internet até 2021. Os criadores da ferramenta aconselham o usuário a checar se as respostas dadas pelo sistema são corretas com outras fontes.

Nenhum comentário: