Bullying

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

O Ano Letivo só melhora se nos melhorarmos!

Professores e Professoras,

No início de mais um ano letivo, a tirinha da Mafalda nos provoca com uma verdade simples e profunda: todos esperam que o ano seja melhor, mas talvez o maior desafio seja que nós, pessoas, sejamos melhores. A educação começa exatamente nesse ponto. A escola não é apenas atravessada pelo tempo do calendário, mas pelo tempo humano, feito de escolhas, atitudes e compromissos cotidianos.

Cada início de ano traz expectativas, metas e planos. Porém, mais do que conteúdos, projetos ou avaliações, somos chamados a renovar o sentido da nossa prática. Ser melhor, aqui, não significa ser perfeito, mas ser mais atento, mais disponível, mais sensível às histórias que chegam à sala de aula. Significa olhar cada estudante como possibilidade, não como limite.

O professor é aquele que inaugura caminhos. Mesmo em cenários desafiadores, é sua postura ética, seu cuidado com a palavra e sua crença no aprendizado que transformam o ano em experiência significativa. Quando um educador se permite crescer, refletir e aprender, ele autoriza seus alunos a fazerem o mesmo.

Que este ano letivo seja melhor porque nós, educadores, decidimos ser melhores: no diálogo, na escuta, na esperança e no compromisso com uma educação que humaniza, acolhe e transforma.

Nenhum comentário: